Rabobank e Banco Cooperativo SICREDI firmam parceria

Os Bancos Cooperativos dos Sistemas SICREDI (Brasil) e Rabobank (Holanda) divulgaram hoje a notícia da parceira firmada entre ambos envolvendo a participação do Rabobank em 30% do capital do Banco Cooperativo SICREDI.

Com esta parceria, o Banco Cooperativo SICREDI, cujo capital era formado até então apenas pelas Cooperativas de Crédito do SICREDI, passa a ser agora compartilhado com o Banco Cooperativo Rabobank, mais especificamente com o RABO Financial Institutions Development – RD, organização de fomento e desenvolvimento do Sistema Holandês de Cooperativas de Crédito – RABOBANK.

BANCO COOPERATIVO SICREDI: O Sistema SICREDI sempre destacou que “TEM UM BANCO”, mas “NÃO É UM BANCO”, fazendo referência ao fato que suas 128 Cooperativas de Crédito juntas, são acionistas da SICREDI Participações (Holding do Grupo SICREDI) e que esta por sua vez controla algumas das empresas do grupo, entre elas o Banco Cooperativo SICREDI. Até 1995 as Cooperativas do SICREDI faziam parcerias/convênios com bancos (a exemplo do Banco do Brasil) para terem atendidas as necessidades de seus associados. Com a criação do Banco SICREDI estes convênios passaram a ser feitos com o Banco pertencente às próprias cooperativas, com grande redução de custos para as mesmas.

BANCO COOPERATIVO RABOBANK: Da mesma forma que o SICREDI, o Rabobank tem sua origem no Sistema Raiffeisen, modelo alemão de cooperativismo de crédito. As Cooperativas de Crédito do Sistema Rabobank também possuem uma empresa de participações (holding) que representa os interesses das cooperativas e que controla o Banco Rabobank.

ATUAÇÃO GLOBAL: O Rabobank detêm atualmente a liderança no mercado financeiro da Holanda, com 41% do market share O total de ativos administrados por ele é de mais de US$ 900 bilhões, sendo atualmente o 27 (vigésimo sétimo) maior Banco do Mundo, sendo o 2 (segundo) maior Banco Cooperativo do Mundo (atrás apenas do francês Credit Agricole).

PARCERIA: Entre os objetivos da parceria entre o Banco SICREDI e o Rabobank estão:

  1. Associação do SICREDI à uma instituição de atuação global, pontuada como AAA na classificação de risco pelas principais Agências de Rating;
  2. Projetos de captação de recursos de longo prazo, empreendidos para viabilizar operações de crédito imobiliário, leasing, dentre outros;
  3. Aproveitar a participação qualificada do RABOBANK no financiamento do setor agroindustrial holandês podendo contribuir para que o SICREDI tenha uma participação mais efetiva neste setor, na sua área de abrangência;
  4. Contrato de consultoria de três anos que objetiva a transferência de conhecimentos, processos e procedimentos de integração das Cooperativas Singulares e Centrais com o Banco Cooperativo SICREDI, na busca de maior eficiência operacional e, por conseqüência, maior participação no mercado de abrangência.

Segundo Manfred Dasenblock, Presidente da SICREDI Participações, “trata-se de uma parceria recíproca que objetiva o desenvolvimento de ambas as organizações”.

INTERCOOPERAÇÃO: Parcerias como esta são comuns no mundo, à exemplo do Banco Cooperativo DZ Bank (Alemanha) que participa com 15% no Banco Cooperativo Español, fortalecendo ambas instituições e dando-lhes maiores condições de crescimento em um mercado tão competitivo como é o segmento bancário.

Leia mais sobre o Rabobank e o Cooperativismo de Crédito na Holanda no http://www.cooperativismodecredito.com.br/CooperativasdeCreditonaHolanda.php.

Por Márcio Port

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *