O legado de Edio Spier, Presidente da SICREDI Pioneira RS por 36 anos

Por Márcio Port

Após nos despedirmos de nosso amigo, companheiro, colega e presidente Edio Spier, cabe a nós agora colocar em prática tudo o que ele nos ensinou ao longo de sua trajetória de vida.

Uma despedida abrupta como a ocorrida nos deixa duas opções: nos despedirmos e carregar conosco a dor da despedida, ou, na despedida agradecermos por termos tido a oportunidade de conviver com o Edio pelo período que cada um de nós o conheceu.

A proposta que lhes faço é de adotarmos a segunda alternativa como nossa bandeira, nosso lema, lembrando dos bons momentos que tivemos com o Edio, de suas virtudes, do aprendizado que tivemos e agradecer por em algum momento nossas vidas terem se cruzado, permitindo que nós o conhecêssemos.

Uma das grandes virtudes do Edio foi a de sempre plantar uma sementinha em cada uma das pessoas que ele conheceu. Vários são os relatos de pessoas que o conheceram sobre a capacidade do Edio de marcar as pessoas que eram próximas a ele. Cada um de nós, em algum momento, deve ter tido sua vida afetada ou marcada por alguma das características inerentes ao Edio.

Se esta sementinha, presente em nossos corações, for cultivada por cada um de nós, levaremos adiante o persistente trabalho desenvolvido pelo Edio ao longo de seus 36 anos de presidência: construir o cooperativismo que hoje conhecemos.

O convite que lhes faço é justamente este: mantermos viva dentro de nós esta planta semeada pelo Edio, transformando-a em uma grande árvore com fortes e profundas raízes.

Muitas são as características que podemos lembrar e que faziam parte do Edio. A primeira da lista é uma unanimidade: seu carisma, expresso pela sua forma de ser e de agir. Mesmo para aqueles que tiveram pouco contato com o Edio o abraço caloroso que era sua marca registrada é inesquecível. Este calor vem do coração, representando algo sincero, externando sua paixão e entusiasmo pelas pessoas.

Características marcantes foram também sua conduta irrepreensível sempre seguindo seus princípios e valores, fossem eles pessoais ou cooperativos. A capacidade de trabalhar em equipe sempre foi muito facilitada por sabermos que o Edio primava pela honestidade e transparência em todas as suas ações, fatores estes que aliados à sua humildade, simpatia e bom humor geravam uma sinergia, motivação e comprometimentos enormes, tanto dele como dos colaboradores.

Mas o Edio sabia que não bastava termos as equipes motivadas se não tivéssemos uma base de sustentação. Esta base era trabalhada por ele através da difusão de nossa história e de nossos diferenciais, temas que ele sempre fez questão de apresentar para todos os novos colaboradores da Pioneira por saber que representa a essência da cooperativa.

Nosso Presidente Edio foi um grande defensor do Cooperativismo no Brasil, não restringindo sua atuação à nossa Cooperativa. O mesmo Edio conhecido pelos associados da Sicredi Pioneira é também conhecido por todo o Brasil e são inúmeros os email´s e mensagens que chegaram até nós fazendo referência ao grande líder e entusiasta do Cooperativismo que o Edio sempre foi.

Edio nos ensinou como acreditar e lutar por sonhos, nos indicou como vale a pena sonhar e em alguns momentos até transgredir, apontou caminhos desconhecidos e com sua coragem, nos ensinou como viver intensamente, mesmo diante da dor insuportável.

Nas últimas semanas, Edio demonstrou ainda grande otimismo, fato este que já lhe era característico anteriormente, enfrentando o agravamento de sua doença sempre com pensamento positivo e esperança, nunca desistindo de lutar, fazendo jus à frase: “o jogo só termina quando o juiz apita”. E desta forma ele persistiu e acreditou em sua recuperação até o último momento.

São muitas as características de nosso eterno Presidente, nosso líder e nossa fonte de inspiração.

Se cada um mantiver estas características vivas dentro de nós, teremos a certeza que o Edio estará sempre conosco nos momentos em que precisarmos. Este é o seu legado, sua contribuição para o futuro da Sicredi Pioneira e do Cooperativismo. Cabe a cada um de nós manter o compromisso de continuar o projeto de vida do Edio, mantendo-nos fiéis aos princípios e valores que já não são mais apenas do Edio, pois estão enraizados na cultura da SICREDI Pioneira RS.

 Temos a certeza que neste momento o Edio espera que estejamos de cabeças erguidas, orgulhosos por tudo o que ele representa para nós e confiantes por estarmos no caminho certo. Sua lição de vida é a força que precisamos.

“Heróis nunca morrem, pois mesmo sem suas presenças físicas, possuem o poder de mobilizar e inspirar a vida, os projetos e os sonhos”.

Temos a certeza de que neste momento nosso presidente está muito bem acompanhado por aquele que ele admirou durante toda a sua vida, o Padre Theodor Amstad.

Contamos com vocês para juntos continuarmos o belíssimo trabalho até hoje coordenado pelo Edio.

2 Comentários em O legado de Edio Spier, Presidente da SICREDI Pioneira RS por 36 anos

  1. Perdemos alem de um lider exemplar uma pessoa que com o simples convivio nos ensinava mais do que Cooperativismo – VIDA.
    Que continue seu legado com as pessoas que tiveram o privilégio de estar mais proxima desse icone Cooperativista.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.