CONCRED elabora carta de reivindicações do setor ao presidente Lula

O último dia de atividades do 8º Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito foi dedicado para discutir temas sobre riscos que o mercado financeiro está suscetível e como deve ser enfrentado. Especialistas e técnicos do Brasil e do exterior concluíram os trabalhos elaborando uma carta de reivindicações que será apresentada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O CONCRED 2010 reuniu cerca de mil participantes, entre lideranças do sistema cooperativo, técnicos do Banco Central, Sebrae nacional e sistema cooperativo internacional.

Luiz Ajita diretor do Sicoob Paraná

A carta é um resultado das discussões desenvolvidas e coletadas nos quatro dias de congresso, que encerra na sexta-feira (27) à noite no Mabu Thermas & Resort. Ficou definido que o sistema cooperativista de crédito, que representa somente 2% dos ativos financeiro do País, deverá ser estimulado, visando o crescimento em ritmo acelerado para atingir a marca de 10%, num curto espaço de tempo. “Para isso o sistema deverá observar os critérios técnicos que são bastante rigorosos e estar sempre observando as atividades bancárias e estar prevenido com os riscos que o mercado motiva”, indica o diretor do Sicoob Paraná e anfitrião do Concred, Luiz Ajita.

Nas reivindicações também são inclusas a melhor organização interna do sistema cooperativista, através da governança, respeitando o cumprimento das normativas do Banco Central; estimular a educação cooperativista em todos os níveis de ensino; assegurar a linha de financiamento, pois dessa forma poderá aumentar o capital social das cooperativas e propõe o aprimoramento das leis normativas.

Fonte: clickfozdoiguacu.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *