Minicidade Cooperativista em Concórdia/SC dá exemplo de cidadania e cooperação

O mais completo site sobre o Cooperativismo de CréditoEm Concórdia (SC), centenas de crianças estudam a disciplina “Fundamentos e Princípios do Cooperativismo” e vivenciam a teoria numa cidade fictícia. Além de inserir o tema em sua grade curricular, o colégio CEM (Cooperativa Educacional Magna) idealizou a construção de um espaço que imitasse o ambiente urbano para que seus alunos pudesem colocar em prática os princípios e valores aprendidos em sala de aula.

A instituição educacional – uma cooperativa de trabalho formada por professores – buscou apoio de cooperativas e entidades locais e construiu, há três anos, a Minicidade Cooperativista, que tem o objetivo de acentuar práticas de cooperação no dia-a-dia dos alunos. “Queremos que eles percebam que o cooperativismo não é assistencialismo. Ao contrário, é uma forma de gerir um negócio que rende dinheiro e qualidade de vida com justiça social”, ressalta a presidente da Cooperativa, Elizeth Alves Pelegrine.

A Minicidade Cooperativista funciona baseada em quatro eixos de trabalho: político, comercial, cultural e financeiro. A Cooperativa de Produção e Consumo de Concórdia (Copérdia) simboliza o polo comercial. Três casinhas representam o eixo cultural: a Livroteca, a Casa de Cultura e o Centro de Eventos. O político é representado pela Prefeitura e Câmara de Vereadores.

O polo financeiro é representado pela cooperativa de crédito do Alto Uruguai (Sicoob Crediauc). Lá os alunos aprendem na prática as rotinas de uma instituição financeira. “O interessante de fazer parte de uma cooperativa de crédito é qe cada um que abre uma conta é sócio, e não apenas cliente”, destaca a presidente do Sicoob Crediauc da Minicidade, Thainá de Macedo Zanella.

O presidente da Cooperativa de Crédito de verdade, João Rech Neto, enfatiza a importância do projeto, pois acredita que as crianças que frequentam a Minicidade se tornarão associados ou administradores da cooperativa no futuro.

A Minicidade Cooperativa está localizada próxima ao centro de Concórdia, numa área de 600m2., possui uma avenida central com seis casas construídas com tamanho de 15m2. cada. O espaço imita uma cidade de verdade. O projeto atende os alunos da 1ª a 4ª séria da Cooperativa Educacional Magna e das escolas municipais que visita am Minicidade para atividades de cidadania.

Fonte: Revista Sicoob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *