Banco Central interrompe ciclo de alta e mantém juros básicos em 10,75% ao ano

SÃO PAULO – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira, 1º, que manteve a taxa básica de juros da economia, a Selic, no atual patamar de 10,75% ao ano. A decisão era aguardada pela maioria dos analistas do mercado, ao contrário da última reunião da autoridade monetária, realizada em julho, quando o Banco Central supreendeu aumentando a Selic em 0,5 ponto porcentual.

Com a decisão desta quarta, o BC interrompe o ciclo de aperto monetário iniciado há pouco mais de quatro meses, quando a taxa básica de juros estava no seu patamar mais baixo, de 8,75% ao ano.

Confira a íntegra do comunicado:

O Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 10,75% a.a., sem viés. Ao mesmo tempo em que não espera que o nível de inflação registrado nos últimos meses se mantenha em um futuro próximo, o Copom observa a continuação do processo de redução de riscos para o cenário inflacionário que se configura desde sua penúltima reunião. Nesse contexto, o Comitê avalia que, neste momento, a manutenção da taxa de juros básica no nível estabelecido em sua reunião de julho proporciona condições adequadas para assegurar a convergência da inflação para a trajetória de metas.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *