Cresol Central aprova filiação de três cooperativas do Sistema Cescoper

O dia 31 de agosto de 2010 marca uma nova etapa para o Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol Central SC/RS). Foi aprovada a filiação de três cooperativas de crédito que pertenciam a Cooperativa Central de Serviços do Sistema Cescoper à Cresol Central SC/RS. A aprovação ocorreu na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Sistema Cresol Central SC/RS, realizada em Chapecó – Santa Catarina, a qual contou com a presença de dirigentes e colaboradores das Bases Regionais de Serviços, das Cooperativas Singulares e ainda das Unidades de Atendimento Cooperativo da Cresol, e ainda representantes do Sistema Cescoper.

As novas cooperativas que integram o Sistema Cresol Central SC/RS é a Credi Chapecó que está sediada em Chapecó – SC e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (Cooperslin), com sede em Torres – RS, sendo que ambas possuem como segmento de atuação o funcionalismo público, e ainda a Alto Credi Cooperativa de Crédito Rural, com sede em Ilópolis – RS e que atua com crédito rural.

“O Sistema Cresol abriu uma oportunidade para fortalecer o cooperativismo de crédito e a própria Cresol com a inclusão de novos segmentos da economia solidária. Além disso, esse passo é fundamental porque o meio rural e o urbano se complementam e ajudam a desenvolver a economia dos municípios”, define o Diretor Presidente da Cresol Central SC/RS, Egon Gabriel Junior. Mas o presidente salienta que as cooperativas de crédito rural Cresol continuam com adesão apenas para agricultores familiares, e somente este novo segmento poderá contemplar o público atendido atualmente.

Capacitação em Cooperativismo de Crédito

Ainda no dia 31 de agosto, foi realizado um seminário conclusivo do Curso avançado sobre Cooperativismo de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o qual foi organizado pela Cooperativa Central de Tecnologia, Desenvolvimento e Informação (Coopertec), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com a Cresol Central SC/RS. Transmitido via videoconferência, os cursos aconteceram de 26 de junho de 2009 a 21 de agosto de 2010 e contaram com a participação de dirigentes e colaboradores das Bases Regionais de Serviços, Cooperativas Singulares e Unidades de Atendimento Cooperativo integrantes ao Sistema Cresol Central SC/RS. Ao todo foram 15 etapas que reuniram 446 participantes em 240 horas de cursos. Os temas abordaram cooperativismo, gestão, produtos, marco legal, governança cooperativa, entre outros.

““Nós temos o desafio de conduzir um sistema financeiro que muda e se atualiza rapidamente, e por isso o Sistema Cresol precisa buscar qualificação para oferecer agilidade e qualidade aos serviços prestados aos associados. E, em conjunto com a Coopertec, a Cresol está inovando a forma de desenvolver as capacitações com a utilização das videoconferências”, descreve Gabriel Junior. Ele salienta que com essa ferramenta foi possível levar conhecimento a um número maior de pessoas do que se tivesse sido feito apenas cursos presenciais, e que a avaliação dos participantes foi muito positiva devido à possibilidade de encurtar distâncias e permitir a socialização de informações.

Fonte: Cresol Central RS/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *