Sistema S de São Paulo lança seu primeiro programa focado em cooperativismo

As cooperativas de São Paulo contam agora com o primeiro programa de aprendizagem focado em cooperativismo realizado pelo Sistema S. Após 3 anos de elaboração, o programa de aprendizagem da Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) saiu do papel e teve início hoje na sede da instituição.

O Sescoop é o órgão do Sistema S responsável pela formação de jovens aprendizes de cooperativas. Antes do lançamento do programa, a formação era realizada por meio de convênios entre a SESCOOP e outras instituições como Senac e CIEE.

De acordo com a coordenadora de aprendizagem profissional da Sescoop/SP Maria Ester Duarte Pedrosa Rechi, esse é o primeiro programa com foco no cooperativismo do Sistema S no Brasil. “Pretendemos oferecer uma educação cooperativista para que os jovens possam se apropriar do movimento. Notamos que a maioria das cooperativas são formadas por pessoas mais velhas e sentimos a falta da incorporação dos jovens. Também enfatizamos a questão do acompanhamento e maior aproximação com as famílias por meio de reuniões trimestrais”, diz.

Segundo Ester, existem 13 ramos de atividades diferentes no cooperativismo, como por exemplo, saúde, transporte, crédito, entre outros. A alternativa encontrada pela instituição é realizar parte da formação técnica adaptada às necessidades de cada cooperativa.

“O cálculo das empresas que têm obrigatoriedade de contratar é diferente das cooperativas. Para ser considerada de médio porte, elas precisam ter no mínimo 20 sócios e 50 funcionários. Como é difícil encontrar cooperativas nessas situações, o Sescoop irá realizar visitas e encontros regionais para sensibilização das cooperativas”, comenta a coordenadora.

Inicialmente a instituição realizará a formação de 53 aprendizes, 15 em São Paulo e 38 em Santo André. Os jovens passarão por uma formação de 672 horas, recebendo, ao final de 18 meses de atividades teóricas e práticas, o certificado de Qualificação Básica inicial em Auxiliar de Gestão de Cooperativas.

Fonte: Por Gláucia Cavalcante / Conexão Aprendiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *