Rochdale poderá ser declarada a Capital Mundial do Cooperativismo

Márcio Port, Ramón Imperial, Irno Pretto e Raul Colombetti

Durante a XVII Conferência Regional da ACI Américas, realizada em Buenos Aires, o Presidente da ACI Américas, Ramón Imperial, compartilhou com cooperativistas de Nova Petrópolis, de Sunchales, da OCERGS e da OCB, que a ACI Global está empenhada em tornar a cidade de Rochdale na Inglaterra, na Capital Mundial do Cooperativismo.

Segundo Ramón Imperial, “acreditamos que ninguém vá discutir o fato de ser Rochdale a cidade que merece o título de Capital Mundial do Cooperativismo“.

Além desta proposta, a ACI Américas também buscará junto à ACI Global o desenvolvimento do projeto de irmandades cooperativistas proposto pelos municípios de Nova Petrópolis/RS e de Sunchales/ARG e que consiste em estimular que todos os países com expressão cooperativa reconheçam as cidades que são suas capitais nacionais do cooperativismo. Este projeto consta em proposta enviada por ambos os municípios para a ACI Américas e que agora está sendo defendida pelo Sr. Ramón Imperial. A proposta prevê que tal reconhecimento ocorra no ano de 2012, o ano declarado pela ONU como o “Ano das Cooperativas”.

Ainda segundo Ramón Imperial, em havendo sucesso nesta proposta, “estimularemos que a cidade de Rochdale faça seu irmanamento com as precursoras Nova Petrópolis e Sunchales, dando início à uma rede de cooperativas irmanadas.”

 

A reunião contou com as presenças de Joana Marinho Nogueira (OCB), Irno Augusto Pretto (OCERGS), Márcio Port (Casa Cooperativa de Nova Petrópolis) e Raúl Colombetti (Casa Cooperativa de Sunchales).

A irmandade das cidades de Nova Petrópolis e Sunchales ocorrerá no próximo dia 26/11/2010. Veja os detalhes.

Por Márcio Port

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *