Segundo Kotler, as empresas precisam ser amadas por seus clientes

Em sua participação na HSM Expo Managemente em São Paulo Kotler defende que “as empresas são amadas, porque seus clientes satisfeitos fazem a publicidade. “Se você cria um caso de amor com seus clientes, eles mesmos se encarregam por fazer a sua publicidade”, conclui.

Segundo Kotler os clientes procuram empresas com valores e propósitos claros:

  • “O marketing 1.0 era centrado no produto; o marketing 2.0 era orientado ao cliente e agora o marketing 3.0 é orientado a valores”, explica. Mais do que isso, o professor da Kellog diz que “estamos em uma era em que a cultura da sua empresa é o conjunto de valores que você representa aos seus clientes”. 

Segundo ele, para uma empresa ser amada por seus clientes precisa:

  1. Alinham os interesses de todos os grupos de stakeholders.
  2. Os salários de seus executivos são relativamente modestos.
  3. Adotam uma política de “portas abertas” de acesso à alta gerência.
  4. A remuneração e os benefícios de seus funcionários são elevados para a categoria; o treinamento de seus funcionários é mais longo; e a rotatividade da mão de obra é menor.
  5. Contratam pessoas que têm entusiasmo pelos clientes.
  6. Consideram os fornecedores parceiros legítimos, que colaboram para melhorar a produtividade e a qualidade e para reduzir os custos.
  7. Acreditam que a cultura corporativa é seu maior ativo e sua principal fonte é a vantagem competitiva.
  8. Seus custos de marketing são muito menores que os de outras empresas do setor e, ao mesmo tempo, a satisfação e a retenção de clientes são muito maiores.

As Cooperativas tem como vantagem competitiva serem empresas diferenciadas, com princípios e valores humanos e voltados para os interesses dos associados e da comunidade. Como tal tem grande vantagem em relação às demais empresas que buscam se adequar aos conceitos de Kotler.

Leia a matéria completa no link http://www.hsm.com.br/artigos/kotler-uma-visao-humanizada-do-marketing-e-dos-negocios

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