Sicredi e Ocepar promovem integração entre programas sociais – A União Faz a Vida e Cooperjovem

Na última semana, aconteceu o Encontro Estadual dos Programas Cooperjovem e A União Faz a Vida, no auditório do Cietep, em Curitiba. Mais de 350 pessoas participaram do evento, que selou uma parceria entre os dois programas de educação cooperativa desenvolvidos no Estado.

A ideia é proporcionar uma sinergia entre os profissionais que atuam nos dois programas. O Cooperjovem, executado pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, e A União Faz a Vida, do Sistema de Cooperativa de Crédito Sicredi. Ambos são voltados ao desenvolvimento e promoção do cooperativismo, da educação e da cidadania.

Segundo o presidente da Sicredi Participações e da Central Sicredi PR, Manfred Alfonso Dasenbrock, a parceria entre os dois programas já estava sendo articulada desde maio, com a assinatura de um protocolo de intenções. “Este movimento tem dois significados muito importantes, é o exercício da intercooperação – exemplo maior dos princípios cooperativistas – e é voltado para à educação, reforçando valores de solidariedade e cidadania”, disse.

O presidente reforçou ainda que o Sicredi, com a consultoria do Senai-PR, vai neutralizar todo o carbono emitido no evento e na produção da primeira edição da Revista “Vida Cooperativa” – um balanço anual do programa realizado pelo Sicredi no Paraná – calculando a quantidade de gases causadores no efeito estufa e plantando árvores que vão absorver o gás carbônico.

“Estamos chamando de projeto ecoeficiente, principalmente quando levamos em conta que 50% dos projetos do programa de educação cooperativa do Sicredi atuam voltados ao meio ambiente”, declarou.

Para o presidente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski houve uma grande sensibilidade por parte do Sicredi em caminhar junto nessa promoção da educação, programas que são importantes para a perenidade do cooperativismo.

“O Cooperjovem e A União Faz a Vida são dois programas que valorizam a cooperação e a solidariedade, já que onde existe uma cooperativa são registrados melhores condições de vida e desenvolvimento”, afirmou Koslovski.

Ainda, segundo o presidente da Ocepar, os Programas contam com a importante contribuição dos professores, que são o elo de ligação entre cooperativismo e as escolas, contribuindo para propagar entre os estudantes valores intrínsecos ao cooperativismo.

Fundação Sicredi – O presidente da Fundação Sicredi, Ademar Schardong, veio até Curitiba para prestigiar a união de esforços em torno dos programas de educação e também para anunciar que a Fundação Sicredi agora é uma Oscip – Organização Social Civil de Interesse Público. “As Oscip’s vieram para preencher uma lacuna com o objetivo de atuar onde o Estado não conseguia chegar, pois permitem que projetos sejam desenvolvidos por meio de um termo de parceria com o Estado”.

Palestrantes – O evento contou com a participação de diferentes palestrantes, como Eliseu Felipe Hoffmann, que falou na noite de abertura (quinta 04) sobre motivação e integração. Na sexta-feira (05) foi a vez do educador Eduardo Shinyashiki apresentar o tema “A arte do conviver do aprender”, reforçando que os educadores devem possuir as mesmas características competitivas dos demais profissionais do mercado, como liderança, inovação, criatividade, entre outras.

A palestra que finalizou o evento foi do consultor de negócios Luiz Carlos de Queirós Cabrera, que abordou a questão do “Líder educador”. Cabrera elogiou a iniciativa dizendo que, programas como estes ajudam na conscientização e habilitação da atividade em sala de aula, pois auxilia no desenvolvimento do aluno como cidadão. “Deixar uma criança educada é um dos melhores legados que podemos entregar à sociedade”. O consultor, e também professor, apresentou o cenário da educação no país e finalizou deixando uma mensagem aos educadores. “Como professor afirmo que a nossa classe necessita de um enorme reforço na autoestima”.

A programação do evento contemplou ainda dinâmicas de grupo e a apresentação de trabalhos desenvolvidos com apoio dos dois programas.

Cooperjovem – O Programa Cooperjovem é uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e prática da cooperação. O Sescoop/PR o adotou no sentido de contribuir com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativista. Por meio dele, são exaltados valores essenciais como cooperação, voluntariado, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade, honestidade e ajuda mútua.

O Cooperjovem é destinado a estudantes do ensino fundamental e é executado em parceria com cooperativas e escolas. No Paraná, o programa abrange atualmente 9.700 alunos, 552 professores, de 131 escolas, em 42 municípios e participação de 12 cooperativas.

A União Faz a Vida – O Programa A União Faz a Vida foi criado pelo Sicredi com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescente, em âmbito nacional. Hoje, é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. No Paraná são 20 municípios participantes, abrangendo 143 escolas, 21 alunos e 1,8 mil educadores.

Em 2010, dois projetos do programa de educação cooperativa do Sicredi, A União Faz a Vida, foram vencedores do II Prêmio Faciap de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. O projeto “Leitura pela Cidade”, desenvolvido pela Cooperativa Sicredi São Cristóvão, no município de Mariópolis, venceu a categoria Média Empresa e o “PCA – Projeto de Cooperação Ambiental” conduzido pela Cooperativa Sicredi Agro Paraná, na cidade de Jaboti, venceu a categoria Meio Ambiente. Além destes, o projeto Espaço das Orquídeas, da Sicredi Fronteira, venceu o Prêmio Mundo Melhor edição 2010, realizado em Capanema.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *