Equipe do Banco Central realiza projeto piloto no Sicoob Central SC

Uma equipe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Desuc), do Banco Central do Brasil, realizou de 29/11/2010 a 10/12/2010, um projeto piloto no Sicoob Central SC, em Florianópolis. O objetivo foi testar o novo Método de Avaliação de Cooperativas Centrais (MACC). Segundo o presidente da Central, Rui Schneider da Silva, “o Sicoob SC foi escolhido pelo bom relacionamento que possui com o Banco Central e também pela qualidade do trabalho que desenvolve nessa área”.

O projeto serviu para estabelecer a padronização de métodos de avaliação, que serão aplicados a todas as Centrais de cooperativas de crédito do Brasil. A cada dois anos o Banco Central auditora um dos sistemas cooperativos do país. No Sicoob Central SC, a última avaliação foi em 2008 e uma nova deve ocorrer em 2011.

Segundo a gerente de Supervisão do Sicoob SC, Elisete Cavalieri, a Central também é auditada pelo Sicoob Confederação uma vez ao ano, bimestralmente pelas demonstrações contábeis (balanço) e uma vez ao ano pelos controles internos.

Já as cooperativas do sistema são auditadas a cada seis meses, por duas empresas terceirizadas e contratadas pelo Sicoob Central SC. Também a Gerência de Supervisão da Central procede à verificação dos controles internos através do Sistema de Controles Internos e Riscos (Scir), das demonstrações financeiras das cooperativas, além das auditorias indiretas, prestando assessoria e sugerindo modificações de procedimentos, sempre que necessário.

A equipe de Supervisão da Central SC é composta por uma gerência, cinco inspetores e sete auxiliares de auditoria.

Fonte: Sicoob Central SC – Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *