Em assembleia, Sicoob Blucredi (SC) confirma incorporação da Itacredi

Na noite de 24 de março – data do 11º aniversário da Blucredi – os associados reunidos em assembleia aprovaram a incorporação (pela Blucredi) da Itacredi, Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais de Itajaí.

“Trazemos para a assembleia o acordo firmado entre as diretorias para unirmos nossas forças”, destacou o Diretor-Presidente da Blucredi, João Marcos Baron na abertura dos trabalhos.

O representante do Sicoob Central SC, Jefferson Nercolini Domingues, ressaltou que os processos de fusão e incorporação são uma forte tendência. “Incorporação é o nome técnico, na prática é a somatória de forças para a evolução do cooperativismo de crédito”, disse Jefferson. O assunto, segundo os dirigentes, está em pauta no Banco Central, que tem cobrado muito das instituições financeiras que se unam e se fortaleçam, ao invés de constituir grupos pequenos.

O posicionamento do Banco Central foi destacado também pelo Presidente da Itacredi, Sisóstris Luiz Rocha, convidado a participar da assembleia: “o sistema financeiro nacional está muito exigente. A decisão de somar forças certamente será de grande valia, é uma decisão pensada para o bem-estar dos sócios”, disse, agradecendo a acolhida da Blucredi em nome dos 1.370 associados à Itacredi.

Ainda segundo o representante do Sicoob SC, hoje são 44 cooperativas ligadas ao sistema no Estado e pelo menos mais duas fusões devem acontecer este ano. “Em outros estados esta já é uma prática muito difundida. Na união de Blucredi e Itacredi todos ganham. A Blucredi incorpora uma praça de economia pujante para trabalhar, a cidade de Itajaí, e em contrapartida, ao invés de atender somente o funcionalismo público, com a chegada da Blucredi o cooperativismo de crédito está disponível a todo cidadão de Itajaí”, observou Jefferson.

Submetida a proposta, a assembleia aprovou quase por unanimidade, houve uma abstenção. A incorporação amplia para 22 municípios a área de abrangência da Cooperativa, “estamos somando força numa área que concentra 40% do PIB do Estado. Assim, caminhamos firme no nosso propósito de ser a maior cooperativa de crédito de Santa Catarina e estar entre as maiores do Brasil”, destacou o Diretor-Presidente, João Marcos Baron.

A Itacredi conta com 1.370 associados, duas agências, R$ 1,016 milhão em capital social e R$ 4,658 milhões em ativos totais. Com a incorporação, a Blucredi passa a ter 29 agências, em 14 municípios e amplia o quadro social para 25.662 associados.

Finalizando os trabalhos foram constituídas duas comissões, uma de cada instituição, para trabalhar os detalhes técnicos da incorporação nos próximos 30 dias, prazo em que uma nova assembleia deverá ser convocada para ratificar o projeto que será, então, enviado ao Banco Central para aprovação.

Fonte: Blucredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *