Seminário debate os desafios do cooperativismo de crédito no Espírito Santo

Os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento do cooperativismo de crédito no Espírito Santo serão temas de seminário que será realizado pela Cecoopes – Central das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado do Espírito Santo, nesta quinta-feira, dia 17 de março. O evento acontecerá, de 8 às 12 horas, no Hotel Radisson, em Vitória, e vai reunir presidentes, diretores, gerentes, técnicos e lideranças capixabas do setor cooperativista. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Cecoopes.

As palestras vão abordar desde a conjuntura econômica e política, com reflexo no crédito cooperativo, até as oportunidades para o fortalecimento desse segmento. A programação terá três apresentações de temáticas diferentes. A palestra de abertura do seminário será “Conjuntura Política e Econômica Nacional e Internacional”, com o jornalista Umberto Martins, especializado em Economia do Trabalho e editor adjunto do Portal Vermelho.

Em seguida, haverá a palestra “Desafios e Oportunidades para o Segmento de Crédito Cooperativo”, com Roberto Amadeu Fassarella, professor do curso de Economia da Ufes, autor de artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras e orientador de monografias nas áreas de Economia Solidária, Cooperativismo e Organização Industrial em Agronegócios. Fechando o evento, será apresentado o tema “Aspectos Práticos da Compe – Compensação Própria”, com Ricardo Nunes, advogado, pós-graduado em Direito Tributário, atuante no Direito Cooperativo e superintendente da Cecoopes.

A Compensação Própria, inclusive, é apontada como uma das medidas recentemente adotadas pelo Governo Federal que mais contribuem para o fortalecimento e autonomia das cooperativas de crédito no país. Com a autorização do Governo Federal, essas cooperativas poderão operar contas de liquidação e de compensação própria diretamente no Banco Central, sem a obrigatoriedade de um banco liquidante. A Cecoopes foi a primeira instituição capixaba a obter o código de operação de sua conta de compensação no Banco Central, com previsão de iniciar as operações no mercado em abril.

Com esse serviço de compensação, as cooperativas singulares filiadas poderão, por meio da Central, compensar cheques e outros papéis e fazer parte do Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), realizando a movimentação de Conta-Corrente de seus associados e aplicando seus recursos no mercado financeiro.

Presidida por José Suzano de Almeida, a Cecoopes oferece diversos serviços de apoio técnico às cooperativas de crédito singulares associadas para que elas possam atuar com profissionalismo e cumprir as normas do Banco Central na operacionalização e na gestão. Ao promover o seminário sobre os desafios e oportunidades para o crédito cooperativo, a Cecoopes tem como objetivos atualizar os gestores de cooperativas e incentivar o crescimento e a busca pela qualidade na gestão.

PROGRAMAÇÃO:

Data: 17 de março de 2011 – Quinta-feira
Horário: de 8 às 12 horas

Local: Hotel Radisson Vitória (Av. Saturnino de Brito, 217, Praia do Canto, Vitória – próximo ao McDonald’s).

  • 8h00 – Recepção / Café da manhã
  • 9h00 – Credenciamento
  • 9h10 – Abertura oficial
  • 9h30 – Palestra: “Conjuntura Política e Econômica Nacional e Internacional”.
    • Palestrante: Umberto Martins (Jornalista especializado em Economia do Trabalho, editor adjunto do Portal Vermelho, membro do Conselho Editorial da Revista Princípios e assessor político da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB).
  • 10h10 – Espaço para perguntas
  • 10h20 – Palestra: “Desafios e Oportunidades para o Segmento de Crédito Cooperativo”.
    • Palestrante: Roberto Amadeu Fassarella (Professor do curso de Economia da Ufes, mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, autor de artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, orientador de monografias nas áreas de Economia Solidária, Cooperativismo e Organização Industrial em Agronegócios).
  • 11h00 – Espaço para perguntas
  • 11h10 – Palestra: “Aspectos Práticos da Compe – Compensação Própria”.
    • Palestrante: Ricardo Nunes (Advogado, pós-graduado em Direito Tributário, atuante no Direito Cooperativo, com experiência em gerência de Cooperativa de Crédito, e superintendente da Cecoopes).
  • 10h50 – Espaço para perguntas
  • 12h – Almoço de encerramento

Fonte: Cecoopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *