BACEN cria comitê para assegurar estabilidade econômica e financeira

BRASÍLIA – O Banco Central anunciou nesta quarta-feira, 18, a criação do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). O novo órgão será composto pelo presidente e pelos diretores do Banco Central, todos com direito a voto, além dos chefes de departamento de áreas relacionadas à preservação da estabilidade financeira, mas que não terão direito a voto. O Comef terá reuniões a cada dois meses, mas poderá ter encontros extraordinários.

As atribuições do Comitê são:

  1. orientar a atuação do BC em fóruns nacionais e internacionais relacionados à regulação e fiscalização do sistema financeiro no mercado de capitais e o relacionamento da autarquia com outras entidades detentoras de informações úteis à manutenção da estabilidade financeira;
  2. definir as estratégias e as diretrizes do BC para a condução dos processos relacionados à estabilidade financeira;
  3. alocar responsabilidades entre as unidades internas envolvidas, com vistas à atuação integrada e coordenada;
  4. determinar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos relativos à estabilidade financeira e à prevenção do risco sistêmico.

“A criação do Comef é um aprimoramento institucional que ajudará no cumprimento da missão do BC de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente”, diz o BC em nota à imprensa. Às 17h30, os diretores de Fiscalização, Antero Meirelles, e de Regulação do Sistema Financeiro, Luiz Awazu Pereira, darão entrevista coletiva sobre o assunto.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *