Cooperativas do Sistema CECRED lançam hotsite para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo

Para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo (2 de julho), o Sistema CECRED (Central de Cooperativas de Crédito Urbano que integra 13 cooperativas em Santa Catarina e Paraná), apresenta uma campanha interativa para estimular as pessoas a cooperar e conscientizá-las sobre a importância da cooperação. A campanha se estenderá até o final de julho e tem como principal ferramenta, o hotsite www.eucoopero.com.br.

Neste site os visitantes podem usar o recurso de realidade aumentada para tirar sua foto de braços abertos e postá-la numa das páginas. A ideia é criar uma corrente de fotos, para mostrar a força do cooperativismo e das pessoas que o integram. A foto também pode ser compartilhada nas principais redes sociais: Twitter, Facebook e Orkut.

O objetivo é mostrar que todas as pessoas, independente de idade, profissão, formação ou perfil, podem fazer parte da corrente da cooperação, que além de ser transformadora contribui com o futuro das pessoas e o desenvolvimento da sociedade. A identidade visual da campanha é representada por bonequinhos coloridos de mãos dadas, reforçando o conceito de corrente.

O hotsite (www.eucoopero.com.br)  já está no ar e traz ainda outra interatividade: o visitante pode acessar o “Cooperômetro”, onde há dicas de compromissos de cooperação que ele pode assumir pessoalmente, para contribuir com um mundo melhor. Adotar um animal abandonado, doar sangue, fazer doação de alimentos para campanhas solidárias são alguns dos desafios sugeridos pela campanha.

Além do hotsite, a campanha também será marcada pela comunicação nos Postos de Atendimento Cooperativo, através de cartazes e botons e a distribuição de folders e de adesivos de carro para os cooperados e visitantes. A ação será reforçada nas ruas com a realização da Blitz Cooperativa, realizada pelas escolas integrantes do Programa Cooperjovem, mantido pela CECRED.

Juventude

O uso da internet e das redes sociais para comemorar a data tem o objetivo de envolver também os jovens, já que o tema mundial do Dia do Cooperativismo desse ano, sugerido pela Aliança Cooperativa Internacional, é “Juventude: o futuro do cooperativsmo”. De acordo com o presidente da CECRED, Moacir Krambeck, a proposta é conscientizar, não só o jovem, mas a comunidade em geral, dos benefícios de fazer parte do sistema cooperativista e da importância da união para superar desafios e realizar conquistas.

As cooperativas do Sistema CECRED somam 200 mil associados, sendo que 44% deles (cerca de 88 mil) estão na faixa etária entre 15 e 34 anos. Ampliando a idade até 44 anos, o percentual sobe para 65% dos cooperados (cerca de 130 mil). O maior número de cooperados por faixa etária é entre 25 e 34 anos, com 52,7 mil pessoas (26%).

O Dia Internacional do Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho (neste ano será dia 2), seguindo um tema sugerido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), para aumentar a consciência sobre o cooperativismo e ajudar a promover o movimento, aproximando-o da comunidade.

O Dia Internacional do Cooperativismo foi celebrado pela primeira vez em 1923, mas o cooperativismo tem sua origem bem mais remota. Em 1844, na Inglaterra, um grupo de operários prejudicado pelo novo modelo industrial – em que as máquinas substituíram o trabalho artesanal e algumas atividades – procurou outras formas de garantir o sustento de suas famílias, através da união para o trabalho, a igualdade e a solidariedade.

Atualmente o cooperativismo está presente em mais de 100 países e soma mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 100 milhões de postos de trabalho. No Brasil são mais de 6.650 cooperativas, com 9 milhões de cooperados, sendo que as cooperativas de crédito representam a maior fatia do cooperativismo nacional.

Fonte: Cecred

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *