Portal do Cooperativismo Financeiro O Centro de Estudos Desjardins na HEC Montreal, no Canadá - Portal do Cooperativismo Financeiro

O Centro de Estudos Desjardins na HEC Montreal, no Canadá

A HEC Montreal (Hautes Etudes Commerciales), ou Centro Superior de Estudos  Comerciais, tem 12 mil estudantes e foi fundada em 1907, sendo que 32% dos alunos não são canadenses.

Instalações físicas da HEC Montreal

Em 1975 surgiu o Centro de Gestão de Cooperativas com atuação em todos os ramos cooperativos. Em 2001 os estudos focaram-se apenas no cooperativas de crédito assumindo o nome de Centro de Estudos Desjardins (Centre d´études Desjardins ne gestión). A partir daí houve a internacionalização dos trabalhos, sendo que atualmente trabalham fortemente com a Europa, principalmente com o Credit Agricole e Rabobank, mas também com o Credicoop e Cooperativas Chinesas.

O Observatório Internacional das Cooperativas de Crédito

O Centro de Estudos de Desjardins está elaborando um banco de dados com informações de todas as cooperativas do mundo para poder melhor dimensionar o real tamanho do Cooperativismo de Crédito Mundial. O endereço que abriga os estudos já existentes é o http://observatoire.coopfinance.hec.ca

Observatório Desjardins

Ao iniciar o trabalho com as cooperativas de crédito percebeu-se a falta de dados financeiros do ramo. Foi criada uma base de dados onde estão sendo consolidados os dados do cooperativismo mundial. Foi criada também uma biblioteca virtual com todos os dados disponíveis. Para poder divulgar as informações já catalogadas é necessária a autorização de cada cooperativa ou sistema. Até o momento 29 instituições assinaram o acordo de licença, a Europa e a América Latina foram prioritárias. Outras 32 licenças estão em discussão.

O objetivo é de conseguir tornar este observatório disponível para acesso, com dados 100% atualizados, no ano de 2012, o Ano Internacional das Cooperativas.

Por Márcio Port, direto de Montreal no Canadá

3 Comentários em O Centro de Estudos Desjardins na HEC Montreal, no Canadá

  1. Boa tarde Márcio!
    Como está o Canadá?

    Tenho por costume ler as notícias que são publicadas do site, e estou achando muito interessante as informações que você está colocando do movimento Desjardins, e de sua atuação e influência no mercado financeiro canadense.

    Parabéns!!

  2. Boa noite, irei fazer um intercambio para o Canadá em abril e ficarei um ano ai, atualmente trabalho em uma cooperativa de crédito que é referencia no Brasil o Sicoob, e amo o que faço, irei para o Canadá estudar o business to english e gostaria de obter informações em como poderia trabalhar por um periodo em cooperativa de crédito ai, para que eu possa trazer um pouco mais dessa economia onde o cooperativismo é tão forte e inerente a população aqui para o Brasil com o objetivo de fazer nossa cooperativa crescer ainda mais. Você pode me dar alguma informação a respeito?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.