Portal do Cooperativismo Financeiro O modelo da Building Societies Association, no Reino Unido - Portal do Cooperativismo Financeiro

O modelo da Building Societies Association, no Reino Unido

A comitiva do Sistema Sicredi que participou do Congresso do Woccu em Glasgow, na Escócia, conheceu na última 4ª feira a forma de trabalho da Building Societies Association, a Associação que representa todas as sociedades de crédito mútuo imobiliário no Reino Unido.

A apresentação foi feita pelo executivo Andrew Gall e algumas características chamaram a atenção dos participantes:

  • As sociedades são de mutualidade, ou seja, seus membros são poupadores e tomadores;
  • Não pagam dividendos, tem a política de trabalhar com os menores juros nos financiamentos e maior taxa nas aplicações;
  • Objetivo de servir ao interesse dos membros
  • Um sócio, um voto;
  • Conselho eleito pelos membros.

As sociedades têm aplicado 90% dos recursos captados no crédito imobiliário, mesmo o governo exigindo 75%. Outra exigência é que 50% dos depósitos devem ser dos próprios membros. O valor excedente, as sociedades compram papéis do governo de fácil liquidez.

Alguns números: 

  • 25 milhões de membros poupadores (o Reino Unido tem 66 milhões de habitantes);
  • 2,9 milhões de tomadores
  • 20% do mercado imobiliário do Reino Unido.

Responsabilidade Social: As Building Socities exercem um papel importante de Responsabilidade Social em todo o Reino Unido realizado por membros e colaboradores. A responsabilidade social são na linha do “voluntariado”, ou seja, aquilo que cada um possa fazer pela comunidade, em seu horário vago e trazer resultados para as sociedades.

Um exemplo é a Cambridge Building Society, onde os colaboradores para terem acesso ao bônus anual tem que comprovar horas de trabalho voluntário na comunidade (a Lei é flexível). Em 2010 foram comprovadas 3 mil horas de trabalho voluntário por membros e colaboradores.

Fonte: de Londres – Inglaterra, Andre Assis e Eduardo Goni

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.