O Setor de Crédito Cooperativo Canadense

Bandeira do Canadá

Ainda abordado por Jean Roy do Departamento de Finanças da HEC Montreal tivemos um panorama do Cooperativismo de Crédito do Canadá.

Existem atualmente 846 cooperativas de crédito no Canadá, normalmente divididas ou criadas por questões lingüísticas, considerando-se a grande diversidade cultural do Canadá onde 50% da população é estrangeira. No Quebec as cooperativas são chamadas de “caixas populares”. No anos de 2000 haviam no Canadá 1.692 cooperativas.

Nos 10 estados do Canadá, 32% da população é associada a uma cooperativa de crédito, totalizando 11,1 milhões de associados. No estado do Quebec 67% da população é associada. Existem outras 3 estados com percentuais na faixa de 45%, 2 com 35% de associação, 2 com 17% e 2 na média de 11% (inclusive Ontário).

A participação de mercado das cooperativas no Canadá é de 7,63% dos ativos, 7,43% dos empréstimos de consumo, 19,52% dos créditos hipotecários e 14,99% dos depósitos. Os créditos hipotecários representam 49% dos ativos.

A Credit Union Central of Canadá

A Credit Union Central of Canadá representa o movimento cooperativo em nível federal, no entanto o Movimento Desjardins não participa desta central pois ele se reporta diretamente ao Governo de Quebec. O Movimento Desjardins atua também em outros estados do Canadá, mas para fins de regulamentação ele se reporta apenas do Estado do Quebec.

A Credit Union Central of Canadá reúne $ 127 bilhões em ativos, com $ 49 bilhões concentrados:

  1. no extremo oeste na Columbia Britânica (1,7 milhão de associados),
  2. $ 20 bilhões em Ontário (1,2 milhões de associados).
  3. Na seqüência de importância estão Alberta (640 mil associados),
  4. Manitoba (569 mil associados) e
  5. Saskatchewan (520 mil associados).
Mapa do Canadá e seus estados

A Credit Union Central of Canadá tem 5.080.392 associados.

Dentre todas as cooperativas do Canadá a maior cooperativa é a Vancity, com sede em Vancuver, com ativos de $ 13,8 bilhões, seguida da Servus Credit Union, com $ 10,5 bilhões e a Coast Capital Savings Credit Union também $ 10,5 bilhões. Estas 3 cooperativas detêm 12% dos ativos de cooperativas de crédito do país.

O Movimento Desjardins – A Federação de Caixas Desjardins de Quebec

Movimento de Desjardins

Desjardins possui atualmente 451 cooperativas, com 6 milhões de associados, dos quais 5,4 milhões são de Quebec e Ontário, 42.500 funcionários e 5.900 administradores eleitos. Desjardins é o maior empregador privado em Quebec. Existem ainda 924 pontos de atendimento e 48 centros financeiros para empresas. Para fazer transações financeiras os associados contam com as 451 cooperativas + 924 pontos de atendimento = 1.375, mas para operacionalizar empréstimos é necessário ir na sede de uma das 451 cooperativas. Os 48 centros financeiros são integrados a todas as cooperativas Desjardins, reunindo funding de todas as cooperativas e atuando em nome de todas.

O faturamento total das cooperativas de Desjardins em 2010 foi de $ 11,684 bilhões, gerando sobras de $ 1,437 bilhão, dos quais $ 299 milhões foram distribuídos na conta corrente dos associados (21%) e o restante foi destinado às reservas. O Capital Social total é de $ 13,063 bilhões.  Em 2009 28,9% das sobras retornaram aos associados.

Uma das questões não claras no Movimento Desjardins é o quanto os produtos/serviços prestados são diferenciados do mercado visto estar inserido no mercado financeiro em que os produtos e serviços são commodities. A diferenciação principal está nas localidades em que não existem outras instituições financeiras presentes. Isto faz com que o índice de eficiência seja de 72%, visto não haver um ganho de escala tão grande nestas localidades, elevando o custo total para atender os associados.

Em termos de participação de mercado no Quebec, as cooperativas de Desjardins detêm 45% dos empréstimos agrícolas, 40% do crédito imobiliário e 25% dos créditos para consumo.

Desjardins tem como pontos fortes e oportunidades:

  1. uma posição destacada nos vários segmentos de suas atividades;
  2. créditos hipotecários e seguros;
  3. créditos para empresas e gestão do patrimônio.

Como desafios:

  1. o envelhecimento da população (hoje são 12% de idosos e no futuro 25%), ainda mais que os associados são mais idosos que a média de Quebec;
  2. regiões que decrescem (tendência de migração do interior para as grandes cidades), gerando a necessidade de crescimentos nos grandes centros urbanos;
  3. forte imigração em Quebec, visto a forte identidade atual de Desjardins com a população de origem local. O grande desafio é portanto atrair para a associação os jovens imigrantes.

Historicamente Desjardins criou caixas rurais em todas as comunidades de origem francesa, tanto no Canadá como nos EUA. As diferenças culturais e lingüísticas dos estados do Canadá são uma grande barreira à expansão de cooperativas para outras regiões que possuem estas diferenças.

Por Márcio Port, direto de Montreal no Canadá

1 comentário

  1. Caro Márcio Port,

    Existe intercâmbio para estudar e trabalhar com cooperativas financeira no Canadá. Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *