Cooperativismo de Crédito do Brasil é discutido durante evento em Brasília

Autoridades e representantes do Cooperativismo de Crédito estão reunidos em Brasília, no 2º Pense Sicoob,encontro nacional que tem como objetivo discutir o futuro do setor. O evento, realizado pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), reúne mais de 700 pessoas e esta sendo acompanhado por cerca de 1100 internautas.

José Salvino de Menezes

O 2º Pense Sicoob foi aberto pelo diretor-presidente do Sicoob Confederação, José Salvino de Menezes. Durante seu discurso, Salvino ressaltou a importância em integrar o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil. “Tenho orgulho de dizer que somos a sexta maior rede de atendimento do sistema financeiro do país, com quase 2 mil pontos de atendimento e mais de 2 milhões de associados”. “Nossa vontade é a de que houvesse apenas um sistema cooperativo no Brasil, as lideranças sabem disto e falam sobre isto, mas faltam ações”.

Salvino comentou também que o cooperativismo tem como desafio crescer nas regiões metropolitanas visto que 75% da movimentação financeira do Brasil está concentrada em 32 regiões metropolitanas.

Elvira Cruvinel Ferreira

A consultora do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central, Elvira Cruvinel Ferreira, destacou que a instituição está trabalhando junto ao Sicoob no aprimoramento de um marco regulatório para o setor, com o objetivo de tornar o sistema financeiro mais inclusivo e sustentável.

O Presidente da OCB, Sr. Márcio Lopes de Freitas, referiu que “da mesma forma que o cooperativismo agropecuário foi o guia do cooperativismo no século passado, o cooperativismo de crédito será o guia do cooperativismo neste século”. “É momento de ousar, inovar e desenhar o futuro que queremos construir, um cooperativismo justo, contribuindo para o desenvolvimento do país”. 

“Os números mostram que estamos em contínuo crescimento. O Bancoob, o banco do Sicoob, foi o que mais cresceu em depósitos no último ano, entre 150 instituições financeiras, segundo levantamento da revista Exame. E isso, nós devemos a todas as cooperativas que integram e acreditam no sistema. Os resultados mostram um esforço conjunto para o aprimoramento dos nossos serviços e produtos”. Com essas palavras, o diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada, falou às lideranças cooperativistas presentes no 2º Pense Sicoob, entre estas o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, na tarde desta quinta-feira (22/9), em Brasília (DF).

O 2º Pense Sicoob foi realizado com o objetivo de avaliar os resultados alcançados nos últimos 15 anos e traçar metas para o futuro.

Confira o 2º Pense Sicoob pela internet: www.pensesicoob.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *