Delegação da Cresol Central visita CECOSOL e Confederação do Sistema Desjardins

A comitiva da Cresol Central, que participa do curso internacional “Visão e Estratégias para o Futuro” no Canadá, visitou entre os dias 13 e 14 de setembro experiências ligadas ao cooperativismo de crédito solidário.

No dia 13, a delegação visitou a sede da Caixa de Economia Solidária CECOSOL, na província de Québec, com o intuito de conhecer a história, missão, princípios, números da cooperativa, linhas de crédito e outras características deste sistema. No campo da economia solidária, a CECOSOL é a principal instituição financeira do Québec, possui mais de 13 mil cooperados, quatro pontos de atendimento e 90 funcionários.

O Diretor Operacional e de Crédito da Cresol Central, Claudio Risson, destaca que a CECOSOL é uma cooperativa de poupança e crédito com projeto social. “A Caixa de Economia Solidária CECOSOL destacou na exposição a relação histórica com a CUT no Brasil a partir da participação no Fórum Social Mundial de Porto Alegre o qual reforçou o compromisso de desenvolver ações voltadas para os valores da economia solidária.”

Dando sequência ao curso, a comitiva se deslocou no dia 14 para a cidade de Lévis, onde conheceu a casa em que viveu Alphonse Desjardins, fundador do Sistema Desjardins. Após a visita, o grupo participou de uma ampla apresentação sobre o Sistema e, na segunda parte dos trabalhos, houve um debate sobre o Centro Financeiro para Empresas (CFE), que representa assessoria especializada e assistência técnica aos agricultores.

Para o Conselheiro Fiscal da Cresol Central e integrante da comitiva, José Silva, através das atividades do curso ficam evidentes algumas necessidades. “Precisamos ter ainda mais clareza da nossa missão enquanto Sistema de crédito solidário e, principalmente, o conceito de alguns de nossos princípios. Explicita-se a necessidade da Cresol tomar atitudes em vários pontos, como gestão, governança, sustentabilidade e outros temas estratégicos”, avalia.

De acordo com o Conselheiro de Administração da Cresol Central e membro da delegação, José Elias de Souza, o curso e as visitas trazem contribuições importantes. “O Sistema Desjardins, com sua longa história, pode contribuir de forma substancial com o Sistema Cresol, principalmente com o pensamento inicial de Alphonse Desjardins de criar as Caixas para reunir as poupanças dos excluídos do Sistema Financeiro Canadense”, enfatiza.

O Sistema Desjardins

Fundado em 1900 na cidade de Lévis, a Caixa de Economia Solidária Desjardins possui 6,1 milhões de cooperados, entre eles 400 mil empresas. Os números das operações realizadas pelo Sistema são expressivos, $172,3 bilhões de ativos e patrimônio líquido de $13,1 bilhões. Em Québec, possui 39,6% do crédito habitacional e 30,3% do crédito às empresas. É o primeiro Sistema no mercado dos seguros às pessoas e o primeiro emissor de cartões de débito e crédito no Québec. Trata-se da mais importante instituição financeira da província, sendo a 6ª colocada no ranking canadense.

O Sistema Desjardins cumpre um papel estratégico no desenvolvimento econômico e social na região do Québec pela intensa inserção social nas comunidades. Tem como princípios: dinheiro a serviço do desenvolvimento humano, compromisso individual, ação democrática, integralidade e rigor nos empreendimentos coletivos e solidariedade com o meio.

Fonte: Cresol Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *