Sicoob Metropolitano e Sebrae/PR lançam produtos para empreendedores individuais de Maringá e Região

Na quinta-feira, dia 15/09, a cooperativa de crédito Sicoob Metropolitano, em parceria com o Sebrae/PR, lançou oficialmente, no Ponto de Atendimento ao Cooperado de Maringá, noroeste do Paraná, um espaço de atendimento exclusivo para empreendedores individuais.  

O “Espaço EI” disponibiliza, desde o início de setembro, atendentes especializados e um pacote de produtos especiais para os empreendedores individuais, como linhas de crédito, seguros, fundos de investimento, e outras conveniências. Empreendedor individual é uma figura jurídica criada para estimular a formalização de informais que trabalham por conta própria, com receita bruta anual de até no máximo R$ 36 mil.

 O novo serviço deve beneficiar 6 mil empreendedores individuais presentes na área de ação do Sicoob Metropolitano, que conta com pontos de atendimento nas cidades de Campo Mourão, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Astorga e Cianorte.

O presidente do Sicoob Metropolitano, Luiz Ajita, entende que os micro e pequenos negócios precisam ser ‘olhados’ de forma diferente e observa que o segmento não tem sido atendido adequadamente pelo sistema financeiro.

“Com essa ação prática, fomos além do discurso e demos um primeiro passo para suprir a necessidade de quem precisa de produtos e prazos específicos. É uma forma de estender a mão e propiciar acesso ao crédito de forma fácil, ágil e responsável, o que reduz a mortalidade das micro e pequenas empresas e dá suporte para cresçam e se tornem grandes negócios”, assinala Ajita.

O consultor e coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Flavio Locatelli, explica que a proposta é um projeto-piloto que se inicia em Maringá e Região, mas deve se estender, em 2012, para todo o Estado.  Segundo o coordenador, o projeto baseou-se em um levantamento sobre o que o mercado oferecia aos empreendedores individuais.

“A parceria entre o Sebrae/PR e o Sicoob Metropolitano surgiu a partir da identificação das necessidades dos empreendedores individuais. Esse é um complemento de um projeto do Sebrae que definiu boas práticas das cooperativas de crédito para com as micro e pequenas empresas”, resume.

Flavio Locatelli reforça que o diferencial da iniciativa é que o recurso da cooperativa fica na região, contribuindo para o desenvolvimento local. “O fato de o Sicoob Metropolitano ser uma cooperativa e não visar lucro faz com que os cooperados tenham acesso a recursos com melhores condições e ainda participem da divisão das sobras”, comenta.

Em um segundo momento, a ideia é o lançamento de produtos para as micro e pequenas empresas também. O convênio, inicialmente, foi fechado com a cooperativa singular, mas deve abranger as 18 outras cooperativas de crédito que integram a rede Sicoob no Paraná.

“A existência de uma Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) na região, a Noroeste Garantias, permite uma convergência de projetos, pois se o empreendedor pleitear um crédito e não tiver garantias suficientes para oferecer, poderá contar com o apoio da SGC”, complementa Flavio Locatelli.

Para que o serviço fosse lançado, o Sebrae/PR capacitou os atendentes da cooperativa para que possam efetuar a formalização dos empreendedores individuais não formalizados. Para acessar o serviço, os interessados poderão procurar as unidades de atendimento do Sicoob Metropolitano e os escritórios do Sebrae/PR na região.

O Sicoob Metropolitano já tem a base de dados de todos os empreendedores individuais de Maringá e Região e, além do atendimento na unidade, deve inclusive, realizar visitas aos empresários para apresentar as facilidades. O Sicoob Metropolitano fica na Avenida Colombo, 7.326, em Maringá.

Fonte: Sicoob Metropolitano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *