Texas: Gestão Financeira na Amoco Credit Union

No dia 16 de Setembro, a comitiva do Sicredi que está no Texas ouviu a AMOCO Credit Union explanar sobre gestão financeira, apresentando seu planejamento, relatórios contábeis e compartilhando suas boas práticas nessa área.

A equipe do gestor William Larry Wilson, Chief Financial Officer, responsável pela contabilidade, planejamento e gestão financeira apresentou o balanço da cooperativa, suas estratégias de planejamento financeiro, gestão de custos, relatórios de supervisão e controle da cooperativa. Larry também falou da visão de longo e curto prazo da cooperativa, ressaltando que trabalha em parceria com a Área de Marketing e Business Development.

O relatório de análise financeira é muito completo e detalhado, apresentando inclusive muitos dados de outras cooperativas e bancos concorrentes. Quanto aos indicadores estratégicos, a AMOCO tem uma abordagem bem próxima do Sistema Sicredi, com uma exceção ao capital social. A cooperativa não possui uma conta capital para seus associados, apenas um depósito inicial no momento da associação.

Uma palavra resume o modelo de gestão da AMOCO: “organização”, com acompanhamento sistemático e estratégico dos indicadores de liquidez e retorno sobre o patrimônio da cooperativa, com informação diária aos gestores acerca de evolução e pontos frágeis em que devem atuar. Na avaliação da equipe de Larry, as principais contas de custo, como, por exemplo, o acompanhamento da liquidez, são importantes e devem ser muito precisas, observando os melhores indicadores de mercado.

Apesar dos indicadores serem próximos ao Sistema Sicredi, a cooperativa ainda não possui um modelo de gestão com metas por local ou equipes, nem previsão de vendas e, portanto, não tem uma visão muito precisa de sua produção futura. Na análise de receitas e despesas, tem hoje cerca de 80% das receitas provenientes do crédito e que as principais despesas são remuneração dos colaboradores e bonificações.

A reunião com a AMOCO finalizou, com uma visita às obras de sua nova unidade, onde conforme palavras do presidente, Schwan Bailey, “vem diversificar a adesão de sócios de outras classes de renda, pois existe grande distância entre as classes média/alta para a de baixa, na região de Galveston”. Em sua visão, abrindo novas unidades com menor estrutura física em locais estratégicos, conseguirão atrair público de diferentes as classes.

“Fechamos a semana satisfeitos em compartilhar a evolução da AMOCO, na gestão do negócio, no investimento em pessoas e capacitação. Nossa contribuição também foi importante ao mostrarmos nossas boas práticas, o quanto somos fortes em relacionamento e negócios. Enfim, temos certeza de ter principalmente cumprido nosso objetivo até aqui, representar a marca Sicredi com profissionalismo e paixão por fazer parte deste time”, finaliza João Augusto da Rocha, Gerente Regional de Desenvolvimento da Sicredi Vale do Piquiri PR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *