Cooperativismo de Crédito – um modelo diferente

20/10/2011 - Dia Internacional do Cooperativismo de CréditoUma ideia simples e ao mesmo tempo revolucionária: guardar dinheiro e emprestar uns aos outros, sem o objetivo de lucro. Esta é a essência das cooperativas de crédito, uma ideia que se espalhou por mais de 100 países com a adesão de 231 milhões de associados. Em alguns países são a principal instituição financeira. Desde 1948, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é comemorado na terceira quinta-feira de outubro. Neste ano, o tema para a celebração é: “As cooperativas de crédito constroem um mundo melhor”. Parece apenas mais um slogan publicitário, mas não é.

No mundo são mais de 113 mil cooperativas e 5 mil bancos cooperativos. O Brasil possui 1,3 mil cooperativas e 5 milhões de associados. Elas ocupam hoje o 7º lugar no ranking de depósitos das instituições financeiras. São mais de 50 mil funcionários em 4.500 pontos de atendimento. E crescem cada vez mais à medida que mais brasileiros conhecem e se associam. O Sicoob – Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil é o maior no ramo, com 2 milhões de sócios. Em Santa Catarina, possui a segunda maior rede de atendimento, com agências em 70% dos municípios.

Numa cooperativa de crédito, o associado é ao mesmo tempo cliente e dono, pois o resultado é dividido proporcionalmente à participação de cada um. Assim, pode praticar tarifas e taxas melhores do que outras instituições financeiras. O órgão máximo de decisão é a assembleia geral, onde cada sócio tem direito a um voto. Ou seja, as decisões são coletivas e o gerenciamento é feito por um Conselho de Administração, sob a fiscalização do Conselho Fiscal – ambos eleitos em assembleia. 

As cooperativas de crédito oferecem os mesmos serviços de um banco, mas de um jeito diferente. Compartilham os resultados com os associados e reciclam seus recursos nas comunidades onde atuam, promovendo o desenvolvimento local. Um modelo eficiente e diferente, que constrói um mundo melhor.

Por Rui Schneider da Silva – Presidente do Sicoob SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *