Sicoob Cocred e Sescoop/SP trazem espetáculo teatral premiado para Ribeirão Preto

Cooperativa de Sertãozinho reforça parceria no projeto Mosaico Teatral e promove acesso à cultura

Na quinta feira (22/09/11) adultos e crianças de todas as idades aplaudiram “Assembleia dos Bichos”, premiado espetáculo apresentado pela Cia. de Atores Bendita Troupe no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, localizado na Praça Alto de São Bento.  

Desde o ano de 2009 a Sicoob Cocred apoia o “Mosaico Teatral”, programa cultural promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP), que atua desde 2001 contabilizando 160 peças teatrais assistidas por mais de 80 mil pessoas em parceria com mais de 605 cooperativas de diferentes ramos e atividades econômicas. “É muito importante promover ações que colaborem com a inclusão social e cultural e por isso nós apoiamos o programa”, afirmou Márcio Meloni, diretor administrativo financeiro da Sicoob Cocred, localizada em Sertãozinho (SP), que conta ainda com 25 PAC´s (Posto de Atendimento ao Cooperado) em todo interior paulista.

O programa tem como base os princípios cooperativistas de Intercooperação, Educação, Formação, Informação e Preocupação com a Comunidade e visa garantir o acesso democrático e o direito à cultura não só aos cooperados e colaboradores mas também à comunidade em geral. Além disso, os ingressos dos espetáculos que fazem parte do programa são trocados por alimentos não perecíveis ou outros itens de primeira necessidade, que são destinados à instituições como o Fundo Social de Solidariedade. Durante os 10 anos do programa pelo menos 218 entidades assistenciais já foram beneficiadas e, de acordo com Maristela Teodoro de Sá, analista de projetos culturais do Sescoop/SP, a meta é aumentar ainda mais esses números. “Nosso objetivo é agregar ainda mais parceiros para continuar a trazer peças de grandes companhias de teatro, estimular e promover a cultura de forma acessível em todas as cidades que passamos”, diz.

O espetáculo

Embora seja voltado ao público infantil, “Assembleia dos Bichos” agrada todas as idades e intercala elementos lúdicos, sombras e bonecos. Em 2005, o espetáculo ganhou o Grande Prêmio Crítica da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e também o prêmio de melhor atriz para Jacqueline Obrigon, que é narradora e dá vida à personagem Catapora do Mato, um ser humano disfarçado que entra de penetra na reunião anual dos bichos de todo o mundo. De forma divertida, o enredo discute o consumismo, a cidadania e a solidariedade, tendo como pano de fundo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e o respeito aos animais.

Victor Felipe Nunes, ator amador de 23 anos, participou do workshop gratuito realizado pela Cia. Bendita Troupe na mesma tarde do dia da apresentação e também aproveitou para conferir a peça. “Achei o máximo, muito divertido. O teatro convida as pessoas a experimentar outro tipo de lazer, ultimamente as pessoas estão muito voltadas para a televisão”, critica.

A peça já está no sexto ano e foi exibida no programa Teatro Ratimbum, da TV Cultura. Para os atores da companhia, o teatro é especial por possibilitar ao público uma vivência única. “No final da apresentação uma das crianças que já tinha nos visto na TV Cultura disse que adorou, que é bem melhor ao vivo!

Sicoob Cocred participa

Colaboradores da cooperativa também estiveram presentes. Luanda Fernandes, assistente de atendimento do PAC de Ribeirão Preto, levou seus dois filhos de 5 e 11 anos para assistir à apresentação. “Adorei a peça. Muito divertida e transmite uma mensagem linda”, diz.

Fonte: Sicoob Cocred

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *