Assembleia ACI: Presidente da CECRED retorna com reconhecimento internacional

Cancún, México: O presidente do Sistema CECRED, Moacir Krambeck, volta ao Brasil com a premiação no DotCoop Global de Excelência Cooperativa 2011

A CECRED foi a vencedora na categoria “Organização Cooperativista” no DotCoop Global Awards for Cooperative Excellence (Prêmio Mundial para Excelência Cooperativa), realizado em parceria com a ACI (Aliança Cooperativa Internacional). O presidente da CECRED, Moacir Krambeck, recebeu o mérito no dia 18 de novembro, durante a Assembleia Geral da ACI, em Cancun, no México, evento que reuniu em torno de 2.000 pessoas de diversos países.

A organização americana DotCooperation LLC (DotCoop), responsável mundialmente pelo domínio “.coop”, anunciou a lista de cooperativas reconhecidas. A CECRED (Cooperativa Central de Crédito Urbano), sediada em Blumenau e que integra 13 cooperativas de crédito de Santa Catarina e Paraná, foi a única cooperativa brasileira entre as premiadas.
Segundo Moacir Krambeck, o prêmio foi mérito de todas as cooperativas filiadas ao Sistema, dos colaboradores e, principalmente, do quadro de cooperados que, juntos, fizeram deste, um modelo cooperativista internacional. Atualmente o Sistema CECRED soma mais de 220 mil associados.

A premiação deste ano colocou em destaque cooperativas da Colômbia, Malásia, Reino Unido, Brasil, Porto Rico, Estados Unidos, Quênia, Canadá e Singapura.

O PRÊMIO E A CECRED

De acordo com a diretora executiva da DotCoop, Carolyn Hoover, a premiação é realizada a cada dois anos e, nesta edição, recebeu inscrições de cooperativas e organizações de todos os ramos, do mundo inteiro. Na categoria Organização Cooperativista foram avaliados cinco quesitos:

  • Online (criatividade das ferramentas e conteúdos dos domínios .coop). A CECRED reformulou o site recentemente, adotando visual mais limpo, integrando as 13 cooperativas do Sistema e ampliando as informações e a interatividade sobre temas como cooperativismo, seus valores e princípios;
  • Participação do quadro social. Na CECRED, foram destaques os produtos e serviços, a transparência dos relatórios e da pesquisa de satisfação e as estratégias de participação dos cooperados;
  • Comunicação (acesso à informação, canais e materiais de comunicação e campanhas). Um dos destaques foi a Campanha “Eu Coopero”, realizada em julho deste ano, para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, que envolveu os cooperados numa ação pela internet;
  • Benefícios econômicos (resultado social econômico e comparativo de taxas cooperativas X bancos);
  • Eventos (comprometimento com os valores e princípios e atividades de envolvimento dos cooperados). A exemplo do PROGRID, Assembleias e Pré-Assembleias, Comitês Educativos, entre outros.

A premiação foi criada para reconhecer o comprometimento das cooperativas e organizações cooperativistas com o modelo de negócio, seus princípios e valores. Também incentiva as cooperativas de todos os segmentos a avaliar seus processos, fornecendo informações de como podem utilizar melhor seu modelo, impactando positivamente nos negócios e na comunidade.
Mais informações sobre o prêmio no site www.globalawards.coop.

Fonte: CECRED

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *