Canadenses apresentam observatório internacional sobre cooperativismo

O Observatório Internacional de Cooperativas de Serviços Financeiros foi apresentando  no dia 10/11 à diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Trata-se de uma plataforma de informática trilingüe que tem o objetivo de compilar informações sobre o cooperativismo de crédito no mundo e fomentar seu conhecimento e análise. A explanação foi feita pela coordenadora da Escola de Negócios HEC Montréal, Inmaculada Buendía Martinez, e o diretor do Observatório Internacional de Cooperativas de Serviços Financeiros, Benoit Tremblay, na sede da Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF).

O observatório é composto por duas bases de dados:

  1. uma sobre as instituições integrantes do setor e outra que funciona como uma biblioteca virtual. A primeira delas reúne indicadores qualitativos e quantitativos sobre as cooperativas de crédito, seus organismos de representação e entidades de supervisão e controle. O sistema será preparado para que o material possa ser exportado em formato excel.
  2. A segunda tem como principal função armazenar, conservar, difundir e promover o acesso dos usuários a documentos eletrônicos sobre o segmento.

Na ocasião, Inmaculada Martinez e Benoit Tremblay também conheceram o Observatório do Cooperativismo Brasileiro (http://www.fearp.usp.br/cooperativismo/index.php ), criado a partir de um convênio entre a OCB e a Universidade de São Paulo (USP). O projeto prevê o fortalecimento do cooperativismo no país com a concessão de recursos para apoio a atividades de pesquisa e análise de dados sobre o movimento no ambiente acadêmico. As instituições têm uma parceria que mantém um banco de dados atualizado com pesquisas sobre economia, gestão, contabilidade, controladoria e auditoria em cooperativas.

Para o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, é importante unir esforços para o desenvolvimento de pesquisa sobre o cooperativismo no mundo. “Precisamos democratizar o conhecimento para o maior número de pessoas e expandir, assim, a atuação do nosso segmento no mundo”.

Também acompanharam a reunião o superintendente da OCB, Renato Nobile, os gerentes Geral de Operações, Ryan Carlo e de Desenvolvimento de Cooperativas, Mauricio Alves e a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andréa Sayar.

Fonte: OCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *