Sicredi Alto Uruguai: referência em organização social

Fundada em abril de 1981, em Rodeio Bonito (RS), por um grupo de vinte pequenos agricultores, a Sicredi Alto Uruguai é hoje uma cooperativa de livre admissão que conta com 44 mil associados e 25 unidades de atendimento nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A entidade tornou-se referência em termos de organização do quadro social após elevar de 26 para 213 os seus núcleos cooperativos, por meio dos quais os associados participam efetivamente do planejamento e das decisões da instituição.

Esse nível de organização foi conquistado a partir de conhecimentos assimilados nos programas Crescer e Pertencer, promovidos pela Fundação Sicredi de Educação e Cultura, com sede em Porto Alegre. Marcos Schwingel, gerente de Educação Cooperativa da Fundação, explica que a proposta desses programas é exatamente qualificar a participação dos associados na gestão e no desenvolvimento das cooperativas. “Ambos se completam. Dizemos que o Pertencer é a prática e o Crescer é a teoria. Tudo o que o participante estuda no Crescer, depois ele coloca em prática no Pertencer. O objetivo é garantir a competitividade das cooperativas de crédito no mercado financeiro, mas sem perder as características cooperativistas”, afirma o gerente. Segundo Schwingel, entre as intenções dos programas está a de incentivar os associados a utilizarem mais os produtos e serviços de sua cooperativa. “Se ele é dono de uma cooperativa, deve entender que quanto mais fizer uso dos produtos e serviços da entidade, maiores serão os resultados obtidos”, raciocina.

O presidente da Sicredi Alto Uruguai, Eugênio Poltronieri, confirma que o investimento em formação profissional é, de fato, um dos segredos do sucesso da cooperativa. “Investimos em capacitação pela própria necessidade de cumprir a filosofia cooperativista. Na nossa área de atuação, poucas instituições mantêm esse foco. A cooperativa possui, em sua missão, o papel de agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e das comunidades em que está situada”, diz o cooperativista.

Marcos Schwingel acrescenta que, hoje, o sistema Sicredi está presente em onze estados brasileiros, e conta com quase dois milhões de associados. E que em todas as 120 cooperativas filiadas, a participação nos programas Crescer e Pertencer é uma exigência. “As nossas cooperativas colocaram nos seus estatutos, como condição de ingresso ou permanência no sistema, implantar esses dois programas”, comemora o gerente.

Fundação: 1981
Associados: 44 mil associados

Fonte: ano2012.coop.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *