Trabalhadores da GM podem transformar a empresa em uma cooperativa semelhante a Mondragon

Depois de cair na bancarrota em 2009, a empresa General Motors (GM) no EUA foi nacionalizada. Três anos depois, a GM é uma empresa pública, cujas vendas cresceram 13% em 2011, mais de nove milhões, e alcançou um volume de negócios de US$ 2.500 milhões. O sindicato dos trabalhadores da empresa agora querem que a GM, altamente bem sucedida, não seja vendida de volta para o setor privado, e sim torne-se uma cooperativa semelhante a Mondragón, um sistema de cooperativas de trabalho localizado no País Basco, no norte da Espanha.

Os resultados de nacionalização foram recentemente publicadas num artigo de EJ Dionne publicado no The Washington Post em que ele notou que a General Motors, que perdeu US$ 4.300 milhões no auge da crise, havia declarado este ano 2.500 milhões de lucros.

Na verdade, a General Motors já pagou o empréstimo que recebeu do governo federal quando declarou falência. E mais importante, que foi conseguido sem forçar demissões em massa. O sindicato quer que o grande sucesso que agora é a GM não seja vendida ao setor privado, tornando-se em vez de um tipo de cooperativa Mondragon. O Sindicato pediu a cooperativa Mondragon para aconselhá-los sobre como converter uma das maiores empresas do mundo em uma cooperativa.

A solidariedade expressa pelos trabalhadores da GM com a nova empresa e os seus colegas de trabalho, explica que aceitar cortes salariais e redução do horário de trabalho em vez de eliminar empregos. Estas são as bases da cooperação, o que exige uma cultura de solidariedade para o seu sucesso.

A administração Obama, no entanto, sob pressão de alguns de seus economistas neoliberais (dos quais existem muitos no Departamento de Economia do governo federal) está promovendo a venda da GM para empresas privadas, com o apoio e aplausos do Partido Republicano .

Aguardemos os próximos capítulos.

Fonte: ACI Américas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *