Sicredi reafirma compromisso com seu associado

Instituição financeira já oferece ao seu associado crédito com taxas justas

O momento de mudanças que o mercado financeiro brasileiro está passando com a adequação de taxas das linhas de crédito já é realidade para os associados do Sicredi. O diferencial de uma instituição financeira cooperativa está no foco de sua atuação, que é atender o seu associado de forma eficaz e manter com ele um relacionamento de proximidade para poder oferecer, sempre, o que ele busca e o que está dentro de suas expectativas. Pela natureza do cooperativismo de crédito, de trabalhar para agregar renda aos seus associados e à comunidade onde está inserido, o crédito é uma ferramenta essencial para o crescimento de todos e o acesso a ele deve ser justo. Dessa forma, as taxas médias praticadas pelo Sicredi, em grande parte dos produtos do crédito comercial, já se encontram abaixo da média praticada pelo mercado.

O modelo de negócio cooperativo também apresenta como diferencial competitivo a distribuição de sobras aos associados, decorrente da utilização dos produtos e serviços e do crescimento das cooperativas.

Dessa forma, para o Sicredi, as novas taxas no mercado financeiro deverão incentivar o desenvolvimento no País e tornar esses recursos mais acessíveis para a população. O cooperativismo de crédito está alinhado aos pressupostos de crescimento sustentado, onde a organização das pessoas é a base do seu desenvolvimento, dessa forma, o Sicredi trabalha com o conceito de crédito responsável, orientando o associado em seu planejamento financeiro.

Gerson Seefeld, vice-presidente da Central Sicredi Sul diz que oferecer crédito com uma precificação equilibrada é condição necessária para que as pessoas façam negócios com segurança e um planejamento adequado a sua realidade. “À medida que o crédito se constitui em uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento e crescimento, e não o contrário, as pessoas saberão usá-lo da melhor maneira. Hoje, no Sicredi, trabalhamos para que o nosso associado use o crédito consciente e orientamos para que ele faça seu planejamento financeiro de acordo com o que ele precisa”, afirma o vice-presidente.

O Sicredi ocupa o 7° lugar na rede de atendimento das instituições financeiras do País , com mais de 1,1 mil unidades de atendimento. E, em 2011, o Sicredi no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, teve um crescimento de 23,5% nos ativos administrados. As cooperativas de crédito, por causa da sua proposta de organização social e econômica, têm alcançado um reconhecimento significativo no Brasil. Recentemente, o Banco Central do Brasil divulgou dados que colocam as cooperativas de crédito, quando somadas, em 7° lugar em ativos administrados.

A Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB informou que as cooperativas de crédito no País fechou 2011 com R$ 86,5 bilhões em ativos, contra R$ 68,7 bilhões contabilizados em 2010, registrando, assim, um aumento de 25,8%. A ampliação do quadro de associados às cooperativas de crédito também deve ser ressaltada, uma vez que registrou o maior número de adesões em todos os anos. Com os 700 mil novos sócios que passaram a integrar o setor em 2011, as cooperativas de crédito já somam 5,8 milhões de cooperados. O mesmo se pode dizer dos pontos de atendimento. Em 2011, foram inauguradas 354 novas unidades de atendimento, mais de uma por dia útil, ou seja, praticamente 30 por mês. Essa foi a maior evolução dos últimos seis anos.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *