Manaus é indicada para sediar CONCRED

O diretor administrativo financeiro do Sistema de Cooperativa de Créditos do Brasil –SICOOB, Edson Quevedo Soares esteve nesta terça feira na sede da OCB do Amazonas, reunido com a presidência para apresentar o 9º. Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito – CONCRED, que irá acontecer na cidade de Nova Petrópolis/RS no período de 21 a 23 de agosto deste ano.

O Congresso é realizado a cada dois anos em diferentes localidades e a ideia apresenta pelo diretor administrativo Edson Quevedo, é que a cidade de Manaus venha a sediar o próximo Congresso em 2014, por ser um evento de maior relevância e participação nacional do Cooperativismo de Crédito, tendo em vista a qualidade das informações e a riqueza do intercâmbio gerado pelos participantes de todo o país.

Em sua nona edição, o evento será realizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Créditos – Confebras, em parceria com o Sicredi Pioneira/RS e com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul.

“O objetivo do evento é discutir os temas nacionais pertinentes ao cooperativismo de crédito. Viajamos até o Estado do Amazonas para trazer uma proposta para a capital amazonense sediar o próximo Congresso, que vai acontecer em 2014, logo após a Copa do Mundo. Para isso, pretendemos levar um representante do governo ao 9º. Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito, para colocarmos em votação da assembleia como candidata a cidade de Manaus, para sediar o 10º. Congresso.

Ainda de acordo com Edson Quevedo, a proposta de Manaus sediar o próximo evento é para disseminar ainda mais o cooperativismo de crédito da região norte e mostrar a riqueza que o Estado apresenta.

“O cooperativismo de crédito no Brasil começou em 1902 e a partir de 1960, nós passamos por uma crise muito grande e já em 1990 ele começa a se reerguer novamente. Nesse crescimento, nós temos a região sul, suldeste e nordeste, já na região norte é o local ainda precisar crescer um pouco mais no país, e desde 2006, o Banco Central do Brasil, o Conselho Monetário Nacional, Sebrae e as grandes Organizações Nacionais, tem despertado os olhos para que a região norte desenvolva ainda mais o cooperativismo de crédito, principalmente pela sua atuação social nas regiões. E o cooperativismo de crédito tem o objetivo de trazer um custo benefício na localidade, manter os recursos financeiros, além da questão ambiental social, e isso é bom para os governantes, pois os recursos ficam nas cidades e é bom para a pessoa que tem um custo financeiro menor. Então existe uma estratégia desde 2006, para que possa crescer o cooperativismo de crédito no norte, trazendo um evento que reúne mais de mil pessoas, discutindo temas importantes para o país. E o que queremos é despertar a população da região norte, a importância do cooperativismo de crédito e como ele pode se desenvolver ainda mais”, explicou Edson Quevedo.

O presidente da OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Jr. gostou muito da proposta e garantiu pleno apoio. Deverá se reunir com os presidentes das cooperativas de créditos no Amazonas, ainda nesta quarta-feira, para saber o interesse dos dirigentes em aderir a campanha do próximo Congresso ser realizado em Manaus no ano de 2014. Para Petrucio, a redução das desigualdades regionais parte de iniciativas como essa. “Certamente a região Norte necessita de eventos nacionais, com o grau de importância do CONCRED, para disseminarmos a cultura do crédito cooperativo”, declarou Petrucio.

Fonte: OCB- Sescoop/AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *