Delegação da Confesol conclui visitas a experiências européias

O grupo da Confesol, formado por representantes da Confesol, Cresol Central, Cresol Baser, Crehnor, Ascoob, Ecosol, Cescoper e Creditag, finalizou o intercâmbio na Europa. As atividades finais foram realizadas durante os dias 16, 18, 19 e 20 de junho.

No dia 16, a delegação visitou a Feira Floriade 2012, no interior da Holanda. O parque onde o evento é realizado possui 66 hectares de extensão e a feira de agricultura é considerada a maior do mundo neste setor. Realizada a cada 10 anos e reunindo expositores de todos os continentes, a feira é voltada para a sustentabilidade do planeta, dos pontos de vista econômico, social e ambiental.

Durante o dia 18, em Roma, na Itália, o grupo esteve reunido com representantes do IFAD/ FIDE, que possui atuação no Brasil e em outros países da América Latina. O encontro tratou sobre a possibilidade de parceria entre esta instituição e a Confesol.

Já no dia 19 de junho, a comitiva participou de uma reunião sobre Cooperativas latino-americanas, com dirigentes da FAO e representantes da FAO do Chile. O encontro abordou temas como o cooperativismo, agricultura, desenvolvimento e a erradicação da pobreza.

No último dia de visitações, 20 de junho, ainda em Roma, o grupo da Confesol esteve reunido com o BBC – Crédito Cooperativo. Na ocasião os participantes trocaram informações sobre o cooperativismo italiano e brasileiro, banco cooperativo, marco legal, auditoria, modelo de governança e fundo garantidor para as cooperativas.

O intercâmbio foi realizado durante o período de 11 a 21 de junho e contemplou visitas a Alemanha, Bélgica, Holanda e Itália. Conforme o Diretor Presidente em exercício da Cresol Central, Gelson José Ferrari, o intercâmbio oportunizou conhecer experiências de crédito que refletem a história de grandes organizações com alicerce econômico e social. “Além disso, através das visitas às propriedades de agricultores, nos permitiu conhecer a realidade, os problemas e os desafios enfrentados pelos agricultores europeus. Ao final do intercâmbio, a delegação da Cresol Central estabeleceu os objetivos de manter a relação com as instituições visitadas e assim contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo”, finaliza.

Fonte: Confesol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *