Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado das mais variadas formas pelo Brasil

Eventos esportivos e de integração, entre outras atividades, marcaram o Dia Internacional do Cooperativismo por todo o Brasil

Sábado (7/7) foi dia de comemorar, em todo o mundo, o Dia Internacional do Cooperativismo. No Brasil, organizações estaduais pertencentes ao Sistema OCB realizaram eventos dos mais variados tipos para celebrar a importância do movimento. Em Minas Gerais, a Corrida da Cooperação, promovida pelo Sistema Ocemg no domingo (8/7), contou com a participação dos superintendentes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos. Os participantes foram divididos nas categorias masculino e feminino e trilharam percursos de 5 e 10km, ao redor da Lagoa da Pampulha, além de uma caminhada de 3km. De acordo com a organização, o objetivo foi a difusão dos benefícios do cooperativismo, promovendo a integração do setor com a sociedade por meio da participação de atletas, familiares, cooperados e demais interessados. “Foi um evento que ressaltou, sobretudo, a importância social das cooperativas, com muita alegria e espírito de solidariedade”, destacou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. Clique aqui para saber mais.

Na Bahia, a educação cooperativista marcou as comemorações. O 1º Encontro Estadual de Integração do Educoop reuniu alunos e ex-alunos do Curso de Formação de Professores em Educação Cooperativista (Educoop), criado em 2006 com o objetivo de capacitar professores para a disseminação dos valores e princípios cooperativistas. Hoje, com cerca de 870 alunos formados, a capacitação está sendo difundida pelo Brasil afora. “A educação é peça fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo”, destacou o presidente do sistema OCB/Sescoop-BA, CérgioTecchio. Clique aqui para saber mais.

Em Manaus (AM), o Torneio Cooperativista de Integração reuniu representantes de 12 cooperativas da região para um sábado de muita competição esportiva. O superintendente do Sescoop-AM, Adriano Fassini, declarou que o objetivo do evento foi superado pelo grande número de cooperativas participantes e também pelo tamanho de suas delegações, principalmente as cooperativas vindas do interior do estado. “Nossas expectativas foram totalmente superadas com a participação do número de atletas cooperativista e com a demonstração da força do cooperativismo amazonense que avança em todos os setores”, disse. Clique aqui para saber mais.

No Mato Grosso do Sul, sessão solene na Assembleia Legislativa de Campo Grande, Seminário Jurídico com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e Dia de Cooperar em três cidades diferentes foram os atrativos para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. “Os eventos foram grandes presentes à comunidade sul-mato-grossense que cercam nossas cooperativas, além de uma oportunidade de estreitar esta relação. E acima de tudo mostrar que a forma de organização em cooperativas é a melhor alternativa para gerar renda e construir um mundo melhor”, afirmou o presidente do Sistema OCB/Sescoop-MS, Celso Ramos Régis. Clique nos links acima para saber mais.

Na Paraíba, mais de mil pessoas passaram pela estrutura montada em João Pessoa, para celebrar a data. O evento contou com a participação de 91 voluntários de cooperativas e órgãos públicos que ofereceram uma série de serviços gratuitos e apresentaram seus produtos à população. O presidente do Sistema OCB/Sescoop-PB, André Pacelli, destacou que o evento teve como objetivo chamar a atenção da sociedade paraibana para a importância econômica e social do cooperativismo. “Nós representamos aqui 133 cooperativas e mais de 46 mil associados que contribuem para o crescimento do estado em 13 ramos econômicos. E sabemos que nos lugares onde há cooperativas o desenvolvimento humano é maior”, afirmou. As comemorações iniciadas no sábado na capital paraibana continuam na noite de hoje (9/7), quando o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, será homenageado com a medalha “Cidade de João Pessoa”. Clique aqui para saber mais.

Fonte: OCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *