9º Concred é concluído e aponta alternativas para fortalecer o cooperativismo de crédito

Congresso de 2014 será em Manaus, na Amazônia

Após três dias de debates, aprendizados e troca de experiências, a nona edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito foi concluída nesta quinta-feira (23 de agosto). O último dia de atividades contemplou a apresentação de duas palestras e dois painéis temáticos, que abordaram assuntos relacionados a gestão, inovação, e diretrizes estratégicas para o fortalecimento do cooperativismo de crédito.

De acordo com o Presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Rui Schneider da Silva, o Concred é uma oportunidade para reafirmar os princípios, a missão e os benefícios do cooperativismo de crédito. “Aproveitamos o gancho de 2012, declarado pela ONU como Ano Internacional das Cooperativas, para mostrar as vantagens que as cooperativas proporcionam aos seus associados, como análises de operações, crédito orientado e proximidade com as pessoas”, explica. Silva também enaltece que o cooperativismo não é apenas números e resultados, mas convivência. Ele justifica o tema do evento quando afirma que, através do trabalho desenvolvido, as cooperativas conseguem construir, literalmente, um mundo melhor.

Os debates, informações e opiniões apresentados durante o Concred refletem a realidade do cooperativismo de crédito, especialmente no Brasil, e apontam alternativas e projeções para o futuro do setor. Conforme o Diretor Operacional de Crédito da Cresol Central, Claudio Risson, o seminário reafirmou a importância das cooperativas como instrumento de promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental. “Entre os desafios apontados durante o Concred está a conquista de maior espaço e participação no sistema financeiro nacional, a busca permanente para o aprimoramento do marco legal e a qualificação contínua, buscando um Brasil mais cooperado e sustentável. Cabe ressaltar ainda os avanços impulsionados e protagonizados pelo cooperativismo de crédito no novo cenário econômico, como a ascensão das classes emergentes e a redução nas taxas de juros, que promovem oportunidades e inclusão”, explica. Risson também avalia de forma positiva a troca de experiências com representantes de outros sistemas cooperativos e de outras localidades.

O 9º Concred foi organizado pela Confebrás e aconteceu durante os dias 21, 22 e 23 de agosto, em Nova Petrópolis – RS. A próxima edição do Congresso acontecerá em 2014, em Manaus, na Amazônia.

Fonte: Confebras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *