Sicredi é premiado em conferência mundial com case de inclusão financeira

Reconhecimento foi concedido na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, realizada na Polônia.

Com um case que mostrou a inclusão financeira dos cortadores de cana no Paraná, o Sicredi foi premiado na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito. O evento é realizado anualmente pelo Woccu (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito) para incentivar o intercambio de informações e o aprendizado colaborativo entre as cooperativas de crédito do mundo todo. Em 2012, o encontro foi realizado em Gdansk, na Polônia, entre os dias 15 e 19 de julho.

O prêmio, concedido pelo Woccu, reúne cases de cooperativa de crédito de todo o mundo. A inclusão financeira dos cortadores da cana da Coopcana (Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana) foi promovida pela Cooperativa Sicredi União PR, no município de Paraíso do Norte, em 2011. Os cortadores, que antes recebiam seus salários com cheque, agora possuem cartão de débito e crédito do Sicredi e podem usufruir de todos produtos e serviços como poupança, consórcios, financiamentos, entre outros. Os cortadores perceberam que seria mais seguro o recebimento pelo cartão e que contribuiriam para o desenvolvimento do comércio do município.

No evento, o Sicredi também apresentou sua principal iniciativa de responsabilidade social, o Programa A União Faz a Vida, que, com base nos princípios de cooperação e cidadania, contribui para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional, por meio de práticas de educação cooperativa.

Além da distinção recebida, durante a Conferência, novamente o Sicredi foi citado como exemplo de organização sistêmica, administração da presença nas mídias sociais, especialmente a página do Facebook, e crescimento do número de associados. Segundo o presidente-executivo do Woccu, Brian Branch, o Sicredi é o sistema que mais cresce em números de associados em todo o mundo, com 12,86%, nos últimos anos.

Na Assembleia Geral Anual do Woccu, realizada durante o evento, o presidente da Sicredi Participações (SicrediPar) e presidente da Central Sicredi PR/SP, Manfred Alfonso Dasenbrock, foi reeleito para o Conselho de Administração do Woccu. Atualmente, 67 países membros integram o Conselho.

O Sicredi participou da Conferência como uma das maiores delegações estrangeiras presentes no evento, formada por 60 dirigentes e colaboradores do Sistema.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de atendimento (mais de 1.100 pontos), distribuída em 10 Estados* – 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *