Portal do Cooperativismo Financeiro BACEN promove seminário internacional sobre cooperativismo de crédito - Portal do Cooperativismo Financeiro

BACEN promove seminário internacional sobre cooperativismo de crédito

Para gestor da OCB, Brasil caminha em convergência com outros países no desenvolvimento do setor

O Banco Central do Brasil (BC) promoveu, na última segunda e terça-feira (17 e 18/9), o “Seminário Internacional de Supervisão e Regulação Prudencial: alternativas para as cooperativas de crédito”. Com apoio da Associação dos Supervisores Bancários das Américas (Asba) e da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), o evento tem como público-alvo profissionais de Bancos Centrais e órgãos supervisores de cooperativas de crédito em diversos países, com o objetivo de apresentar experiências internacionais e debater os desafios para o segmento e insere-se na agenda global de discussões do Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU.

O gerente do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sílvio Giusti, está participando do encontro a convite da coordenação, representando o Sistema OCB. De acordo com o gestor, as experiências apresentadas fazem referência à força e atuação do cooperativismo ao redor do mundo, como agente importante de transformação no mercado mundial. “Estão sendo apresentados cases de países como Espanha, Alemanha, Canadá, EUA e Índia, entre outros, demonstrando as fórmulas utilizadas por cada um para superar, por exemplo, a crise internacional que assolou o mercado em 2008“, pontuou.

Alguns dos temas debatidos no Seminário foram: requerimento de capital, regulação prudencial e supervisão, Basiléia III, impactos de crises no mercado financeiro e mecanismos de segurança e proteção. Segundo Giusti, existe uma clara convergência entre as experiências estrangeiras e a realidade brasileira. “Em resumo, estamos todos caminhando na busca pela melhoria da eficiência das cooperativas. Nesse processo, um dos mecanismos mais significativos é o fortalecimento das cooperativas por meio das fusões e incorporações e o intenso investimento que vem sendo feito em governança de qualidade”, relatou.

Outro ponto destacado no evento, diz respeito à constituição do Fundo Garantidor Único do Cooperativismo de Crédito. “Nos outros países, já é uma realidade, e estamos investindo de forma intensa para que o Brasil também obtenha esta realidade”, complementou o gestor.

Fonte: OCB

1 Comentário em BACEN promove seminário internacional sobre cooperativismo de crédito

  1. Mais uma vez isto vem demostrar a seriedade do Sistema Cooperativo do ramo Crédito, seu crescimento no Brasil. Ainda temos pontos importantes a serem discutidos e boas experiencias de outros países para seguirmos, o que esta nos faltando é uma boa doze de vontade, mas
    e com certeza estamos no caminho certo!
    Edison N Webster – Novo Hamburgo/RS
    acadêmico ESCOOP/RS Gestão em Cooperativismo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.