Cooperativa de crédito do Equador visita o Sicredi

O objetivo da Oscus foi conhecer o modelo de governança e a estrutura organizacional do Sistema

Representantes da Oscus (Cooperativa de Ahorro y Crédito), do Equador, visitaram o Sicredi nos dias 4, 5 e 6 de março. Organizada pela DRGV (Confederação Nacional das Cooperativas da Alemanha), a iniciativa teve como principal objetivo conhecer o modelo de governança e estrutura organizacional do Sistema.

Em Porto Alegre, os executivos da Oscus foram recebidos, no Centro Administrativo Sicredi, pelo presidente executivo do Sicredi, Ademar Schardong. Na agenda, temas como identidade cooperativa, sistema de governança, estrutura organizacional, processos de planejamento e a Política de Talento Humano e Sistemas de Remuneração. O grupo também conheceu a estruturação de marca, a padronização de unidades de atendimento, produtos, campanhas corporativas e os programas desenvolvidos pela Fundação Sicredi.

Durante a visita, a comitiva esteve também na Sureg União Metropolitana e na Central Sicredi Sul para conhecer a estrutura de funcionamento. Depois, partiu para a Serra Gaúcha. Após uma parada em Gramado, o destino foi Nova Petrópolis — Capital Nacional do Cooperativismo —, onde o grupo equatoriano conheceu a Cooperativa Sicredi Pioneira RS, a primeira cooperativa de crédito da América Latina. Um passeio pelo Centro Histórico da Linha Imperial completou o roteiro.

A governança corporativa é uma das linhas de atuação da Oscus. Fundada em março de 1962, a cooperativa surgiu em torno de uma comunidade de trabalhadores na cidade de Ambato, na região central do Equador, com o nome de Asociación Cooperativa de Crédito del Centro Obrero de Instrucción. Seus valores são baseados nos princípios universais enunciados pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e estabelecidos na ajuda mútua, responsabilidade social, democracia, igualdade e solidariedade. A cooperativa possui 150 mil associados e várias certificações, entre elas a de Governo Corporativo (2011, recertificada em 2012), outorgada pela ACI, e a ISO 9001 (2008), vigente até 2014.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *