Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP: União com cooperativas da região do ABCD paulista é aprovada

As cooperativas Sicredi Vale do Piquiri, do Paraná, e Sicredi ABCD, de São Paulo, se unem com o objetivo se fortalecerem por meio da integração. A decisão foi tomada em Assembleia Extraordinária conjunta, realizada no sábado (09/03), em Palotina (PR). Com a união, os associados ganham força e surgem várias oportunidades para a nova cooperativa, entre elas, a livre admissão de associados na região do ABCD Paulista; escala para crescimento; aumento dos depósitos e maior carteira de crédito.

Momento histórico – A aprovação dos associados é um momento histórico no cooperativismo de crédito brasileiro, sendo o primeiro movimento de integração entre cooperativas de estados diferentes e regiões não contínuas. “Estamos inaugurando um novo momento para o crescimento do Sistema Sicredi no estado de São Paulo. Esta integração é a primeira e outros projetos estão em andamento com o objetivo de fortalecer a presença do Sicredi em São Paulo. A cooperativa já tem na sua história a integração entre cooperativas. Em 2003 ocorreu a união entre Sicredi Vale, Sicredi Ubiratã e Sicredi Goioerê, formando a Sicredi Vale do Piquiri, agora, com esta união, estamos constituindo a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP¨, comentou o presidente Jaime Basso.

Números – A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Sicredi Vale do Piquiri, fundada em 1988, tem área de atuação em 43 municípios nas regiões Oeste, Centro Oeste e Noroeste do PR. O quadro social da cooperativa encerrou 2012 com mais de 45 mil associados e está listada entre as maiores organizações do segmento no Brasil, com ativos acima de R$ 570 milhões. A Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empresários do ABCD Paulista – Sicredi ABCD SP foi constituída em 2005, ligada aos empresários do CDL – Clube dos Diretores Lojistas, tem 1.036 associados e área de atuação na grande ABCD SP, com 7 municípios e por enquanto unidades de atendimento em Santo André e São Bernardo do Campo. Com a união o Sistema Sicredi ganha escala e fortalece a participação na região do ABCD Paulista.

Expectativa – A expectativa é crescer o número de associados na região, já que a cooperativa é de livre admissão na região, dando condições de todas as pessoas e empresas, independente da atividade, fazerem parte dela. Com isso, o Sicredi fortalece ainda mais a atuação em São Paulo, estado que passou a fazer parte da Sicredi Central PR/SP em 2011. Para o presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, Jaime Basso, a fusão trará ainda mais segurança aos associados. “Formamos uma cooperativa forte, com liquidez e patrimônio líquido que dão condições de atender com maior intensidade as necessidades dos associados. Com a união os associados ganham ainda mais força para crescer”, diz.

Fonte: Imprensa Sicredi Vale do Piquiri em 11/03/2013

1 comentário

  1. Vejo que a fusão e/ou incorporação de cooperativas tem sido a solução encontrada para que possamos solidificar o Sistema Cooperativista de Crédito. Não foi a toa que a Central SICREDI PR incorporou a CENTRAL SICREDI SP. Só lamento que os Diregentes do SICREDI no estado de SP não souberam eles mesmos promover o crescimento que tanto se esperava quando o SICREDI entrou no Estado de São Paulo. Lembro-me do Planejamento Estratégico realizado com toda a pompa no Gran Hotel Meliá, onde foi mostrado o grande potencial existente no Estado, para que a marca SICREDI alavancasse. Promessas foram feitas pelos proprios direntes de nosso estado de SP, onde se comprometeram para tal finalidade, mas hoje vejo que mais uma vez o Estado do PR mostra a sua força, ao entrar
    no estado de SP para buscar as grandes oportunidades existentes e não conquistadas por quem dirige as cooperativas no Estado de SP. Vejo que daqui a pouco todas as cooperativas do SICREDI no Estado de SP, perderão sua identidade própria. Más é para o bem dos Cooperados e do Sistema Cooperativo de Credito.

    ELTON PINHEIRO
    17-9118.8069

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *