Portal do Cooperativismo Financeiro Cooperativas de crédito de Minas Gerais também oferecem antecipação do IR - Portal do Cooperativismo Financeiro

Cooperativas de crédito de Minas Gerais também oferecem antecipação do IR

Com mais de 400 postos de atendimento em MG, as cooperativas do Sicoob Sistema Crediminas facilitam o recebimento da restituição do Imposto de Renda de seus associados.

Para a maioria dos brasileiros, a possibilidade de adiantar em alguns meses o recebimento da restituição do Imposto de Renda (IR) pode representar um grande alívio financeiro ou, no mínimo, uma vantagem bem-vinda. Em 2013, o prazo para a entrega da declaração do imposto vai até 30 de abril e os lotes mensais de restituição serão liberados a partir de junho.

Durante a declaração do IR, caso escolha receber a restituição em alguma cooperativas de crédito do Sicoob Sistema Crediminas, o associado Pessoa Física não precisa esperar, nem se preocupar com processos complicados. “Essa antecipação é uma vantagem já reconhecida pelo mercado e a demanda vem crescendo a cada ano. Com o Sicoobcred Leão, os cooperados têm a possibilidade de recebimento de até 80% da restituição do IR”, afirma o analista da Gerência de Apoio a Negócios da Sicoob Central Crediminas, Orlando Carvalho Cézar.

Segundo ele, a diferença do Sicoobcred Leão para o mesmo produto oferecido pelas outras instituições financeiras tradicionais é a facilidade, a confiança e o atendimento. “Esse é uma opção ideal para quem precisa de dinheiro rápido e com taxas de juros diferenciadas. E tudo isso de forma simples, pois essa linha de crédito voltada à antecipação do IR tem como garantia a própria restituição do associado”, explica o analista.

O Sicoob Sistema Crediminas é composto de 83 cooperativas com 422 postos de atendimento, presentes em todo o Estado. Elas atuam na captação e administração de recursos financeiros e na prestação de serviços a meio milhão de associados. Muitas vezes, as cooperativas e postos de atendimento são a única opção de prestação de serviços bancário à população, no interior de Minas Gerais.

 

COMO ANTECIPAR SUA RESTITUIÇÃO

Para ter acesso ao serviço, basta informar, na hora do preenchimento da declaração do IR, o número do banco (que, no caso das cooperativas, é o 756) e indicar, também, o número da cooperativa ao qual é associado. Em seguida, deve levar a declaração à cooperativa e solicitar a linha de crédito. De acordo com Orlando Cézar, o valor do crédito é definido de acordo com cada restituição do IR e é depositado na conta corrente do associado. O pagamento da dívida é feito, automaticamente, quando a restituição for creditada nessa mesma conta.

 

SOBRE AS COOPERATIVAS DE CRÉDITO

O ramo de crédito cooperativo possui aproximadamente 1.200 cooperativas em todo o país, presentes em mais de 2 mil municípios. Minas Gerais é o estado com o maior número de cooperativas de crédito que atendem micro e pequenas empresas. Das quase 220 cooperativas existentes no estado, 100 já fazem atendimento a mais de 901 mil pequenos negócios.

Em uma cooperativa de crédito todas as operações feitas pelos associados (empréstimos, aplicações, depósitos e outras) são revertidas em seu benefício. Os recursos aplicados na cooperativa ficam na própria comunidade, o que contribui para o desenvolvimento das localidades onde está inserida. Sendo integrada por no mínimo 20 pessoas, uma cooperativa é uma empresa de dupla natureza que contempla o lado econômico e social de seus associados. O cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário da cooperativa.

Fonte: Sicoob

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.