Banco Central divulga Relatório de Estabilidade Financeira de 2012

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao segundo semestre de 2012. O REF é uma publicação semestral que descreve a evolução recente do Sistema Financeiro Nacional (SFN), apresenta os resultados de análises da sua resiliência a eventuais choques e avalia suas perspectivas de desenvolvimento.
 
No segundo semestre de 2012, o cenário econômico mundial permaneceu enfrentando incertezas acima do usual, com perspectivas de baixo crescimento econômico por período prolongado. No entanto, verificaram-se sensíveis reduções na percepção de risco e na volatilidade nos mercados financeiros. A complexidade que continuou a caracterizar o ambiente internacional teve efeitos limitados no mercado financeiro nacional, que apresentou elevada liquidez no período.
 
O elevado índice de Basileia indica a solidez do sistema bancário nacional. Os testes de estresse corroboram que o capital regulamentar permaneceria confortável em todos os cenários analisados, inclusive em caso de choque abrupto ou extrema deterioração da situação macroeconômica por quatro trimestres consecutivos. O crescimento da carteira de crédito manteve a tendência de desaceleração observada desde o primeiro semestre de 2011, o que significa um ritmo mais sustentável de crescimento no longo prazo.
 
O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) funcionou de forma eficiente e segura no segundo semestre de 2012. Nos sistemas de transferência de fundos, a liquidez intradia agregada disponível continuou acima das necessidades das instituições financeiras participantes, o que garante liquidações com tranquilidade, sobretudo no que diz respeito ao Sistema de Transferência de Reservas (STR), o sistema de transferência de grandes valores do BCB.
 
Esta edição do REF conta ainda com dois boxes. O primeiro trata das mudanças relativas à regulação prudencial. O segundo apresenta um novo indicador desenvolvido pelo Banco Central – o Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados (IVG-R) – que passará a ser divulgado regularmente, e agregará mais informações à análise da evolução dos preços dos imóveis residenciais no Brasil.
 
Clique para acessar o relatório.
Clique para ver a apresentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *