Banco Central e Confesol discutem avanços para o Cooperativismo de Crédito Solidário

Na última terça-feira, 02, o Diretor Financeiro da Confesol e Assessor Institucional do Sistema Cresol Baser, Adriano Michelon e o Assessor da Confesol, Ciro Eduardo Correa, reuniram-se em Brasília com o Chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (DESUC), Jose Angelo Mazzillo Junior, para discutir avanços nas relações do Banco junto às Cooperativas.

O encontro teve como pauta o Programa Otimiza Bacen, que tem por objetivo simplificar processos e informações dos sistemas financeiros não bancários, onde o Banco Central se propôs a uma ampla discussão junto as cooperativas de crédito na perspectiva de rever o conjunto de normas aplicados no segmento e buscar aperfeiçoar dos processos, de forma a dinamizar o cooperativismo financeiro.

Hoje o segmento financeiro não bancarizado representa somente 3% dos atidos financeiros do Brasil, enquanto outros países esse percentual chega a 30%. A meta do Bacen é promover o cooperativismo de crédito ampliando em até seis vezes essa escala de atuação.

Essa discussão e nova visão que o Banco está tendo em relação ao Cooperativismo de Crédito é essencial para o crescimento e fortalecimento das cooperativas, colocando o segmento como estratégico dentro do Cenário Financeiro“, comenta Michelon.

As discussões também reuniram representantes de outros Sistemas não bancarizados como a OCB, CNAC e CONFEBRAS, além da Confesol, que agora vão apresentar ao Bacen questões pertinentes no avanços das cooperativas como a conjuntura geral do sistema financeiro e seus cenários estratégicos, a estruturação das políticas e normas, ampliação do portfólio de produtos e serviços, formas de regulamentação e ainda outras demandas em prol ao fortalecimento do Cooperativismo de Crédito.

O Programa Otimiza Bacen, ainda neste segundo semestre estará reunindo as sugestões e contribuições dos Sistemas de Cooperativas de Crédito a fim de transformá-lo em pauta única do cooperativismo, com objetivo de chegar ao final de 2013 com elaboração e encaminhamentos sobre os assuntos apresentados.

Fonte: Cresol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *