ONU: Ban Ki-moon: Cooperativas demonstram resiliência em tempos de incerteza

Secretário-Geral Ban Ki-moon, apelou aos governos para apoiar e fortalecer o modelo de negócio cooperativo.

Ban Ki-moon diz que as cooperativas podem ajudar a construir a “capacidade de resistência em todas as regiões e todos os setores econômicos

Ele disse: “múltiplas crises e desastres naturais estão testando mesmo as economias e comunidades mais robustas. O Dia Internacional das Cooperativas é uma oportunidade anual para destacar como as cooperativas podem contribuir para a construção da resiliência em todas as regiões e todos os setores econômicos. ”

Destacando a força do modelo, o Secretário-Geral destacou as instituições financeiras cooperativas: “Ao longo da crise financeira, as instituições financeiras cooperativas têm provado a sua força e resistência, beneficiando os membros, funcionários e clientes. Elas têm mantido altas classificações de crédito, os ativos e os volumes de negócios cresceram e ampliaram sua participação e base de clientes/associados. “

Em sintonia com o tema – empresa cooperativa continua forte em tempos de crise – Ban Ki-moon observou também a solidariedade do setor e disse que as cooperativas podem capacitar os jovens e responder à crise de emprego para os jovens.

Ele comentou: “Depois de desastres, como terremotos, tsunamis e inundações, as cooperativas têm demonstrado a sua capacidade de mobilizar a solidariedade para a reconstrução. Cooperativas agrícolas melhoraram a produtividade dos agricultores, facilitando o acesso aos mercados, crédito, seguros e tecnologia.”

“Cooperativas Sociais podem constituir uma importante rede de segurança em face do declínio ou o mínimo de bem-estar público. Elas também mostram um potencial considerável para capacitar jovens e aliviar a crescente crise de emprego global entre os jovens “.

Em 2011, no lançamento do Ano Internacional das Cooperativas das Nações Unidas, Dame Pauline Green, presidente da Aliança Cooperativa Internacional, conclamou os governos para garantir a igualdade de condições para o movimento em termos de política e legislação.

O secretário-geral ecoou essas opiniões em sua mensagem do dia: “Eu apelo aos governos para incentivar políticas para apoiar e fortalecer as cooperativas para que possam contribuir plenamente para o desenvolvimento inclusivo e sustentável.”

Fonte: ACI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *