Banco Cooperativo Rabobank enfrenta multa de EUR 726 milhões por manipulação da Libor

Multa será a segunda maior aplicada a uma instituição financeira no âmbito deste caso. Vários bancos combinavam entre si o valor da Libor.

O banco holandês Rabobank pode vir a pagar uma multa de um bilhão de dólares (cerca de 726 milhões de euros) aos reguladores do Reino Unido e dos EUA pelo envolvimento no esquema de manipulação da taxa Libor, de acordo com uma notícia do Financial Times, que cita três fontes anónimas.

A confirmar-se, a multa será a segunda maior aplicada a uma instituição financeira no âmbito deste caso. No ano passado, o suíço UBS pagou uma multa de 1500 milhões de dólares. Outras instituições pagaram multas mais reduzidas, que foram das dezenas às centenas de milhões.

A Libor é o indexante no espaço anglo-saxónico para a taxa média a que os bancos emprestam dinheiro entre si. É determinada diariamente pela informação dada pelos bancos sobre a taxa a que estão a emprestar dinheiro e influencia vários produtos financeiros, tal como a Euribor, o indexante usado na zona euro. No ano passado, foi descoberto que vários bancos combinavam entre si o valor a comunicar, numa prática que tinha anos.

De acordo com o Financial Times, a maior parte da multa ao Rabobank será paga às autoridades americana e britânica e uma parte mais reduzida ao banco central holandês.

Fonte: publico.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *