Agricultura familiar representa 56% da produção agrícola mundial e 70% da origem dos alimentos no Brasil

A agricultura familiar tem um importante papel socioeconômico, ambiental e cultural. Hoje existem mais de 500 milhões de propriedades agrícolas familiares em todo o mundo, que representam mais de 56% da produção agrícola mundial.

Por essa razão o Ano Internacional da Agricultura Familiar, eleito pela ONU, é especial para o Sicredi por valorizar e reconhecer as suas origens, o início da sua história, que representa significativa parte do quadro de associados do sistema. O Sicredi atua como agregador de renda e gerador de desenvolvimento econômico ao segmento, buscando sempre dar-lhe a devida importância estratégica. Razão esta pela qual a ONU/FAO instituiu este ano de comemoração.

O objetivo da ONU é posicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado. “Este ano será para promover uma ampla reflexão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que esses agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiar os agricultores familiares”, explica o diretor-executivo da Sicredi RS/SC, Gerson Seefeld.

Hoje, no Brasil, 70% dos alimentos que chegam as mesas é produzido pela Agricultura Familiar. O segmento é um diferencial estratégico para o crescimento da competitividade do Brasil. E de olho na evolução e aumento da produção e da capacidade instalada, o Sicredi vem trabalhando para estar presente – cada vez mais – junto ao agricultor, proporcionando-lhe apoio para que este produza com geração de valor e qualidade de vida. E é o atendimento baseado nos laços de relacionamento das cooperativas com seus associados como o grande diferencial. “Entender o que o associado precisa é nossa missão. Mas saber de onde viemos, o que somos e para onde queremos ir no futuro, é essencial”, explica Seelfed.

O Sicredi valoriza a vocação econômica das regiões, criando oportunidades de negócios e assegurando a manutenção de empregos nas comunidades. São mais de 2,5 milhões de associados e 16,8 mil colaboradores. Um dos pilares do crescimento do Sicredi é a concessão de crédito rural (crescimento anual entre 20% e 27%).

Hoje, o Sicredi é o principal agente privado – junto ao BNDES – na concessão das linhas do Pronaf, destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar. O volume total liberado em 2013 atingiu R$ 1,95 bilhão, com 107.793 operações. De janeiro a março deste ano, a concessão de crédito aumentou 20,65% em relação ao mesmo período de 2013.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *