Portal do Cooperativismo Financeiro Bancoob, em busca da excelência no atendimento às cooperativas! - Portal do Cooperativismo Financeiro

Bancoob, em busca da excelência no atendimento às cooperativas!

Apesar de carregarem consigo diferenças fundamentais, especialmente quanto ao modelo de relacionamento com o seu associado (cliente), as cooperativas financeiras, assim como as instituições bancárias, atuam em um mercado complexo e altamente competitivo e, para fortalecer o segmento, uma boa gestão é fundamental.

Nesse contexto, o Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob) tem para si o objetivo estratégico de levar, às cooperativas do Sicoob e aos sistemas parceiros, o máximo de competitividade no atendimento às necessidades de produtos e serviços financeiros dos seus associados. Em linha com esse propósito, uma das questões essenciais para garantir a assertividade do Bancoob em sua missão é estar atento às melhores práticas de governança corporativa no mercado financeiro.

Após cerca de dez anos exercendo funções executivas na área financeira do Bancoob, Marcus Guilherme Andrade de Freitas optou por dedicar-se integralmente a projetos pessoais, deixando assim a função de diretor financeiro. Ao longo desse período, respondendo inicialmente como Superintendente e em seguida como Diretor Estatutário, Marcus Guilherme fez contribuições relevantes para os negócios do Bancoob e consequentemente das cooperativas. Segundo Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Bancoob, “o trabalho diligente do ex-diretor nos possibilitou aumentar as disponibilidades financeiras, especialmente voltadas para o financiamento ao agronegócio”.

A administração do Bancoob busca adotar um mix na composição do quadro de colaboradores da instituição, especialmente quando se trata de gestores e executivos, conciliando profissionais formados no âmbito do sistema cooperativo, no mercado e no próprio banco. Nesse caso específico, pela especialidade da função, optou-se pela busca de um profissional de mercado, que pudesse dar continuidade e expandir o trabalho até então executado na área.

Sob a coordenação do Conselho de Administração do banco e contando com a assessoria de consultoria internacional especializada na busca e seleção de executivos para o mercado financeiro, foi feita uma pré-seleção de nove candidatos.

Todos os indicados passaram por entrevista executiva com o diretor-presidente do Bancoob, após o que restaram três nomes. Os três candidatos foram então sabatinados pelos membros do Conselho de Administração do Bancoob, que aprovou a indicação do Sr. Ricardo Simone Pereira como novo Diretor Financeiro. Submetido ao Banco Central do Brasil, Ricardo Simone teve seu nome aprovado em 29/05/14, passando, então, a responder, efetivamente, como novo titular da Diretoria Financeira do Bancoob.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, Ricardo Simone é formado em Engenharia Civil e Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo – USP, tendo atuado em mercados locais e internacionais. Ricardo foi Diretor Financeiro, de Câmbio e de Relações com Investidores e também ocupou posições executivas nas áreas de Tesouraria Internacional, Capital Markets e Leasing.

O critério de seleção dos profissionais é um dos segredos da boa gestão do Bancoob. Manter os executivos em sintonia com os objetivos da organização é fundamental para o andamento dos negócios. Para Almada, um dos grandes ativos do banco é a sua equipe. São as pessoas que tornam as coisas possíveis. Pessoas interessadas, motivadas, que vestem a camisa e entendem que podem superar qualquer desafio proposto, expandem significativamente as nossas possibilidades. Em sua opinião, é preciso que haja harmonia no grupo de trabalho para que os êxitos sejam alcançados pela coletividade. “Estamos felizes com a chegada do Ricardo para se somar à nossa equipe, e desejamos a ele muito sucesso em sua jornada”, ressaltou o diretor-presidente do Bancoob.

Fonte: Bancoob

1 Comentário em Bancoob, em busca da excelência no atendimento às cooperativas!

  1. É muito bom ver a cada dia, bons profissionais de mercado se juntarem aos tantos que já fazem parte do nosso Sistema. Isso mostra o alto grau de profissionalismo alcançado por nossas Instituições.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.