Portal do Cooperativismo Financeiro Presidente da Unicred do Brasil afirma: sistema cooperativo pode ser o melhor investimento do mercado financeiro - Portal do Cooperativismo Financeiro

Presidente da Unicred do Brasil afirma: sistema cooperativo pode ser o melhor investimento do mercado financeiro

Em cerimônia na última nesta sexta-feira (30/05), no auditório do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), tomaram posse os novos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e da diretoria executiva da Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred´s – Unicred do Brasil. O Conselho de Administração na gestão 2014-2018 tem como presidente o médico gaúcho Dr. Leo Airton Trombka e como vice-presidentes os Drs.Ricardo Roberto Alves e José Luis Barreto Alves. A Diretoria Executiva, por sua vez, é composta pelo Dr. Evandro Jacó Kotz (Diretor Executivo) e pelos Diretores Mauro Costa e Márcio Dias Penna.

Para um público composto por representantes do Governo do Estado, do Banco Central do Brasil, de entidades médicas e do setor cooperativo, de profissionais de todas as áreas da medicina e saúde, empresários, entre outros convidados, o doutor Leo fez um pronunciamento sobre este novo momento de sua trajetória profissional e de vida.

Compromisso assumido

No decorrer de sua fala, o novo presidente da Unicred do Brasil disse que assume o compromisso de buscar marcos normativos mais adequados para o crescimento do Sistema Cooperativo como um todo; que, com uma TI e um número de compensação únicos, será possível evoluir para uma verdadeira consolidação do Sistema, facilitando os ganhos de escala.

Negociaremos com os players do mercado com maior representatividade o que, certamente, resultará em melhores condições para todos e em serviços e produtos mais competitivos aos cooperados. Temos que unir singulares, centrais e a Confederação. Vamos trabalhar em rede, mas, também respeitar as características de cada região. Trabalhando unidos demonstraremos que, em tempos de calmaria, ou nas crises, o sistema cooperativo pode ser o melhor investimento no mercado financeiro” afirmou.

Ele falou ainda sobre a relevância do cartão múltiplo, da Cobrança, da corretora Unicred, do plano de previdência da Unicred (Precaver). “Já temos um Fundo Garantidor Único Cooperativo, o que nos coloca em condições de igualdade com os bancos e estamos trabalhando para a criação de uma auditoria cooperativa, o que dará mais segurança para nosso negócio”.

Desafios e conquistas

Logo no início da solenidade, o ex-presidente da Unicred do Brasil, Euclides Reis Quaresma, desejou sucesso ao novo Conselho e à nova diretoria executiva e fez um breve relato dos desafios enfrentados pelo Conselho de Administração em sua gestão e que, vencidos, tornaram-se conquistas que, hoje, estão sendo compartilhadas.

“Começamos a construir uma instituição sólida, que ganhasse a confiança dos nossos cooperados e que fosse capaz de promover ações eficazes para o crescimento do Sistema”, enfatizou, lembrando que o Conselho teve a coragem de mudar a sistemática de governança da Unicred do Brasil, mesmo contrariando muitos interesses.

Finalizando, doutor Quaresma deixou uma mensagem para os técnicos e novos dirigentes do Sistema Unicred: “Pensem mais nos seus cooperados do que em suas cooperativas”.

Por outro lado, os novos integrantes do Conselho e da Diretoria consideram que a gestão do doutor Quaresma foi um período de muita competência, inovação, fortalecimento e credibilidade para a Unicred do Brasil e que, como presidente, ele deixou sua marca.

O vice-presidente José Luis Barreto Alves analisa que este foi um período de construção, de aprimoramento da auditoria, da gestão de riscos, dos negócios e principalmente de unificação da TI. “Daremos continuidade a este trabalho, visando sempre o melhor serviço ao cooperado”, diz ele.

Na mesma linha, o vice-presidente Ricardo Roberto Alves considera que o trabalho deve continuar focado na unificação do sistema de TI, onde o cooperado, em qualquer lugar do País pode acessar suas contas e realizar suas operações financeiras.  Ele conclui dizendo, que o alinhamento com todas as centrais será vital para o crescimento do sistema.

Depois da solenidade de posse, a Unicred do Brasil ofereceu um jantar aos convidados nos salões do União, em um momento de confraternização.

Fonte: Unicred

2 Comentários em Presidente da Unicred do Brasil afirma: sistema cooperativo pode ser o melhor investimento do mercado financeiro

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.