Portal do Cooperativismo Financeiro Aliança Cooperativa Internacional celebra 119 anos de fundação - Portal do Cooperativismo Financeiro

Aliança Cooperativa Internacional celebra 119 anos de fundação

Brasília (19/8) – A Aliança Cooperativa Internacional completa, hoje, 119 anos. A organização foi fundada em 1895 na cidade de Paris, França, mas com a sede definida para Londres na Inglaterra, durante o I Congresso Cooperativista Internacional. A ACI, como é mais conhecida, se manteve forte e próspera ao longo das décadas e se tornou a primeira entidade não governamental a fazer parte do conselho social da Organização das Nações Unidas.

Atualmente conta com 234 membros de 96 países. Segundo suas estimativas, representa 1 bilhão de pessoas e mais de 600 mil cooperativas. Todo esse trabalho é realizado por equipes distribuídas em três escritórios. A presidência está sediada na cidade de Bruxelas, na Bélgica e o departamento de membros está na cidade de Genebra, antiga sede da organização.

Recentemente a ACI abriu o escritório de Política e Estratégia na cidade de Washington, nos Estados Unidos, cujo objetivo é articular ações junto a organismos internacionais de representações diplomáticas.

A Aliança conta ainda com três escritórios continentais federados, sendo que sua sede encontra-se na cidade de Bruxelas, abrigando a sede do escritório regional para a Europa, o chamado ‘Cooperatives Europe’.

Na África, o escritório localiza-se na cidade de Nairóbi, no Quênia. Na cidade de São José, na Costa Rica, está a sede da ACI-Américas, agora chamada de ‘Cooperativas das Américas’. E o último escritório está em Nova Déli, na Índia, de onde irradia esforços para a Ásia e para o Pacífico.

Desde sua fundação, a organização já teve 16 presidentes de 7 diferentes nacionalidades. O 13º presidente da ACI foi um brasileiro, o ex-presidente da OCB, Roberto Rodrigues. A atual presidente da ACI é Dame Pauline Green, da Confederação Britânica de Cooperativas. Pauline foi eleita na Assembleia Geral da ACI em 2009 e reeleita em 2013, estando atualmente no seu segundo mandato de quatro anos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.