Concred – Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O Melhor Caminho

Manaus, 10/09/14 – Iniciou nesta 4a feira o X Concred (Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito), reunindo líderes cooperativistas de todo o país. O Concred é um evento realizado pela Confebras e é realizado a cada dois anos.

Em sua fala de abertura, o Presidente da Confebras, Celso Ramos Regis, destacou a participação recorde de mais de 1.400 líderes do cooperativismo financeiro, representando 313 entidades cooperativas. Esclareceu também que a escolha do tema do evento “Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O Melhor Caminho” demonstra que a Confebras acredita que a integração do SNCC é o melhor caminho.

Para Geraldo Magela Siqueira, secretario executivo do Banco Central do Brasil, o segmento cooperativista garante o acesso aos serviços financeiros mesmo para pessoas ainda não integradas totalmente ao mercado financeiro. Magela parabenizou os organizadores pela escolha do tema, dizendo que os desafios existem para serem superados. Lembrou também que o Presidente do Bacen, Alexandre Tombini, destaca que as cooperativas são um sistema inclusivo e competitivo, contribuindo para o cumprimento da missão do BACEN. Registrou ainda os avanços recentes da legislação, como a LC 130/09, o FgCoop e a Resolução 3859/10, que regulamentou a governança em cooperativas. Afirmou que as cooperativas de crédito continuarão sendo destaque nos Fóruns de Inclusão Financeira do Bacen e que estas tem um importante papel a cumprir: estimular o hábito da poupança na população. Finalizou dizendo que o Bacen continuará sendo parceiro das cooperativas de crédito em todos os aspectos que fortaleçam o setor, lembrando que está em pauta atualmente a racionalização e o avanço nos modelos de auditoria cooperativa.

Segundo o Presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, o tema do Concred, focando a integração, não é uma questão ideológica e sim de economia. “Precisamos criar um processo mais forte de integração. É uma questão de preservação no mundo globalizado. Hoje “o discurso é solidário e a prática é solitária”. Precisamos nos integrar e criar uma rede forte, passando por cima das vaidades pessoais.” Enfatizou também que “a criatura (cooperativa) não pode ser maior que o criador (os associados)”, lembrando que as cooperativas são sociedades de pessoas, e que “esta é nossa base, nossa essência. Precisamos manter os valores e princípios do cooperativismo acima de todas as coisas. Precisamos evoluir, mas não podemos esquecer os associados, nosso motivo de existência.

Findados os pronunciamentos, realizou-se a divulgação dos premiados da III edição do prêmio Concred Verde, que contou com 349 inscritos. O Concred Verde reconhece projetos em 3 categorias: Semente, com o primeiro lugar para a o Sistema Sicredi, com o projeto sustentabilidade semeada pelos públicos de relacionamento do Sicredi. Na categoria Árvore, o primeiro lugar foi para o Instituto Sicoob, com o projeto expresso instituto Sicoob. Já na categoria Fruto o destaque foi para o projeto Sicoobito nas escolas do Sicoob São Miguel do Oeste/SC.

Por Márcio. Port

IMG_0678.JPG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *