Representantes do Cooperativismo de Crédito paraibano participam de intercâmbio no Canadá

Unicred no CanadáUma comitiva do cooperativismo de crédito paraibano viajou, na última quinta-feira (18), para o Canadá, com o objetivo de participar do Intercâmbio Cooperativo – HEC Montreal, promovido pelo Sistema OCB/PB. O grupo é formado por 20 pessoas, entre dirigentes e representantes de sete cooperativas, além de gestores do Sistema OCB/PB e da Confebras. Durante dez dias, eles terão a oportunidade de conhecer as experiências do Sistema Desjardins, que é referência mundial para o setor.

Segundo a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PB, Fabiana Bitencourt, o intercâmbio faz parte de um projeto que envolve três etapas a serem executadas até dezembro de 2015. A primeira etapa é um curso de 40 horas, realizado durante o intercâmbio na Escola de Estudos Comerciais Avançados de Montreal (HEC Montreal), onde o grupo participará de conferências com especialistas em  gestão de cooperativas e visitará unidades do Grupo Desjardins.

Após a viagem, os participantes do intercâmbio deverão promover um workshop, com repasse do conteúdo apresentado no curso. A terceira etapa é a apresentação de propostas de implantação de boas práticas de gestão às centrais e cooperativas participantes, bem como a elaboração e validação dos planos de ação das cooperativas.

“A finalidade do intercâmbio é suprir as necessidades de capacitação das cooperativas de crédito, tendo em vista a busca pela profissionalização e eficiência de sua gestão”, afirma o superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, que também integra a comitiva. O projeto é realizado pelo Sistema, através de recursos do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A entidade organizadora do intercâmbio é a Confebras.

Do Sistema Unicred N/NE participam: o Diretor-Presidente do Sistema, Wilson Moraes, os Gerentes da Central N/NE, Wellington Silva e Edson Solka, o Diretor Financeiro da Unicred João Pessoa, João Alfredo Falcão e o Gerente Geral da Cooperativa, Lourival Lopes, o Diretor-Presidente da Unicred Centro Paraibana, Fábio Piquet e o Presidente do Conselho de Administração, Ademir Costa Wanderley, e o Diretor-Presidente da Unicred Alto Sertão Paraibano, Gilberto Gomes Sarmento.

Também integram a comitiva: o conselheiro da OCB/PB, Cláudio Orestes Britto Filho, que representa o ramo de crédito na Paraíba, e Aderivan Lima, representante da Confebrás, o Superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, e a Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PB, Fabiana Bitencourt.

Com informações do Sistema OCB/PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *