2ª Cúpula Mundial do Cooperativismo: palestra de Robert Schiller

Quebec / Canadá – Entre os dias 6 e 9 de outubro o cooperativismo mundial estará reunido em Quebec, no Canadá, para a 2ª Cúpula Mundial do Cooperativismo (International Summit of Cooperatives).  Um dos palestrantes do evento foi o Prof. Robert Schiller (Universidade de Yale), que falou sobre como direcionar os negócios e finanças para o desenvolvimento de uma boa sociedade.

 “Boa sociedade” é a que tem bons cidadãos. É aquela na qual as pessoas fazem o que esperam dos seus semelhantes (ou, não fazem aos outros o que não querem que estes lhes façam). Respeitar os outros como seres humanos – pessoas, e não como objetos. Esta é a “Lei de Ouro”, o critério universal da conduta humana. Está no Upanishad, no Budismo… E assim também disse Confúcio!

O conceito em questão está muito próximo do modelo da cooperação. O movimento cooperativo constitui uma inovação essencial para uma boa e nova sociedade. É, portanto, uma iniciativa sempre atual para esse propósito. O movimento cooperativo reconhece o livre comércio, mas que, singularmente, não tem o lucro como objetivo primeiro.

Empatia é um valor importante. Significa cultivar os mesmos sentimentos da outra pessoa. Esse termo não exista até o início do Século XX. Quem o cunhou foi Theodor Lipps. Isso é diferente de simpatia, um sentimento de pena, uma concessão e não um compartilhamento. Esse pelo menos é o significado no sentido inglês do termo. Uma palavra próxima de empatia, e igualmente nova, é neurônio-espelho (mirror neuron). Cooperativismo tem tudo a ver com empatia e “neurônio-espelho”. As cooperativas surgiram no Século XIX, durante a revolução industrial, e muito se desenvolveram a partir do Século XX. A ação cooperativa é, portanto, antecedente à criação das duas palavras, e possivelmente inspirou a sua concepção. Cooperativismo, enfim, é sinônimo de “boa sociedade”.

O cooperativismo, no entanto, também irá mudar com o tempo. A tecnologia da informação trará muitas inovações formidáveis… O movimento precisa ser receptivo quanto a isso, e assim irá manter-se atual.

Veja o vídeo com alguns dos melhores momentos do evento no link http://youtu.be/YnfUgMvRqck.

————————————————-

* Robert James Shiller (Detroit, Michigan) é um economista, acadêmico e escritor norte-americano. Foi laureado com o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 2013, juntamente com Eugene Fama e Lars Peter Hansen.

Por Ênio Meinen, de Quebec, Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *