Unicred Central N/NE incorpora Federalcred Central em AGE conjunta

Fusão Federalcred e UnicredEm Assembleia Geral Extraordinária, realizada na última sexta-feira, dia 24 de outubro, foi aprovada por unanimidade a incorporação da Federalcred Central pela Unicred Central Norte/Nordeste. Esta incorporação representa um marco histórico para o Cooperativismo de Crédito do Norte e Nordeste do País, já que envolve duas centrais pertencentes a diferentes sistemas. Desta forma, além de seguir uma tendência de mercado, o Sistema Unicred Central Norte/Nordeste cresce ainda mais seu quadro de associados e une lideranças importantes nestas duas regiões.

O projeto de incorporação foi motivado pelo anseio dos gestores das duas instituições em unir forças para alavancar os negócios nas regiões através do apoio mútuo, redução de custos e ganho de escala. O projeto foi cuidadosamente planejado por Dirigentes e Técnicos da Unicred Central N/NE e da Federalcred Central, para que tudo transcorresse de forma transparente e segura para todos os envolvidos.

A condução do projeto foi feita por uma Comissão Mista, nomeada pelos Conselhos de Administração das duas instituições, formada pelos dirigentes: Edvaldo Maia Lopes Filho, Givaldo Macedo Soares e Jorge Viana da Silva, do Sistema Unicred Central N/NE, Antonio de Pádua Pereira de Melo, Francisco Monte Carlo de Lima e George Henrique de Andrade, do Sistema Federalcred.

Após estudos e análises técnicas, o projeto foi aprovado através da AGE conjunta, realizada no dia 24/10, na cidade de Salvador/BA, onde a incorporação foi consolidada, passando o Sistema Unicred Central Norte/Nordeste a contar com um total de 28 Cooperativas filiadas e mais de 100 mil associados.

As instituições

  • Fundada no ano de 2000, a Federalcred Central – Central das Cooperativas de Crédito Mútuo dos Policiais Federais e Servidores da União, está sediada na cidade de Maceió/AL e conta atualmente com 3 Cooperativas filiadas, sendo duas do segmento de Servidores Públicos Federais e uma de Servidores do Ministério da Saúde de Alagoas. As Cooperativas possuem pontos de atendimento nos estados de Alagoas, Paraíba e Ceará, com um total de 2.464 associados, 56 colaboradores e R$ 34.735 em Ativos Totais.
  • No ano em que completa 21 anos de fundação, o Sistema Unicred Central Norte/Nordeste, que até a incorporação da Federalcred Central possuía 25 Cooperativas Filiadas distribuídas pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pará, representa o maior Sistema de Cooperativas de Crédito no Nordeste, apresentando o seguinte share de mercado: 67% dos Ativos Totais, 72% dos depósitos, 68% das operações de crédito e 63% do patrimônio líquido.

Fonte: Unicred Central N/NE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *